Home
Manual do Aluno

Manual do Aluno

Acesse aqui todas as informações que você precisa saber ao se tornar Aluno da Zarns. Saiba como usar o Portal do Aluno e fazer solicitações, além de conhecer sobre os setores. Facilite o acesso à informação usando o menu da esquerda.

Sobre a Instituição

A Zarns em Salvador e Itumbiara reúne o que há de mais avançado em tecnologia e metodologia de ensino. Tudo para oferecer o melhor, para você fazer o melhor para o mundo.

Mais do que oferecer educação de excelência, nosso objetivo é formar profissionais com princípios humanísticos e éticos, atentos às necessidades da sociedade.

Neste Manual você vai conhecer as regras acadêmicas e o funcionamento dos cursos de medicina do grupo, tanto na sua estrutura organizacional e administrativa, quanto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Apresentamos aqui os pontos mais importantes, tendo como base o Regimento Interno da Instituição. Em caso de dúvidas, você pode consultar o Regimento disponível no Portal do Aluno e nas bibliotecas das instituições.

Seja bem-vindo(a) à Zarns!

Sobre o Curso

O curso de medicina é dividido em Ciclo Básico, Ciclo Clínico e Internato. A metodologia de ensino vigente em todo o curso é centrada no aluno, visando estimular a formação do pensamento lógico-crítico, através de:

  • Aulas teóricas e práticas, valorizando a interdisciplinaridade;
  • Pesquisa baseada no estabelecimento de conceitos lúcidos e transformadores;
  • Avaliação processual e contínua;
  • Estímulo ao talento, à criatividade, à iniciativa e ao valor do aprendizado, face às exigências das demandas de mercados nos tempos modernos;
  • Incentivo ao espírito integrado-participativo;
  • Ambiente cooperativo de aprendizagem, possibilitando modos de interação social com desenvolvimento de projetos que atendam aos diversos segmentos sociais.

Confira a Matriz Curricular da sua unidade:

Internato

O Internato Médico (Estágio Supervisionado Obrigatório) tem configuração específica, determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (Resolução n° 03 do CNE/Câmara de Educação Superior - CES, de 20 de junho de 2014).

No internato, o aluno será avaliado por suas habilidades, conhecimentos, postura, responsabilidade, interesse, ética, cumprimento de atividades determinadas pelo corpo de preceptores, participação nas atividades teóricas e prático-vivenciais.

Portal do Aluno

O Portal do Aluno é o ambiente em que você acompanha sua jornada acadêmica. É nele que você abre requerimentos e consulta todas as suas necessidades acadêmicas e financeiras. Esse é o canal acadêmico oficial de comunicação da instituição. No portal você também tem acesso às suas turmas, histórico escolar, estrutura curricular, informações financeiras, boletos, avisos, entre outras informações importantes. Tudo o que você precisa para a sua jornada acadêmica está aqui!

Acesse: Portal do Aluno

* Atenção! Para o primeiro acesso, realize login usando seu CPF para usuário e senha, após o primeiro acesso, você poderá alterar a sua senha no menu da esquerda.

Requerimentos

Requerimentos são todos os tipos de serviços e solicitações, acadêmicas e financeiras, que o aluno pode solicitar por meio do Portal do Aluno. Você pode solicitar diversos tipos de serviço que precisar ao longo da sua jornada acadêmica de maneira simples e dentro do próprio ambiente virtual.

Acesse: Portal do Aluno

Secretaria

A Central de Atendimento ao Aluno é o órgão responsável pela orientação básica ao aluno no dia a dia, operacionalizando as rotinas acadêmicas e financeiras das unidades de ensino. É o setor onde são solicitados Atestados, Histórico Escolar, Comprovante Acadêmico, Trancamento, Cancelamento, Transferência Externa, Segunda Chamada, Aproveitamento de Componente Curricular etc.

Além do atendimento presencial, você pode realizar todas as solicitações através do Portal do Aluno, na área de Secretaria.

Acesse: Portal do Aluno

Caso você precise de orientação sobre como solicitar ou acompanhar a sua demanda, entre em contato através dos nossos Canais de Atendimento:

Calendário Acadêmico

Com o calendário acadêmico você tem acesso às datas importantes de cada semestre, podendo se programar para as avaliações, eventos importantes e feriados.

Sistema de Avaliação

A Avaliação do rendimento acadêmico do curso de Medicina funciona a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e a frequência, com as seguintes modalidades VA (Verificação de Aprendizagem), AP (Atividades Práticas), VF (Verificação Final) e OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado).

Coordenação Geral

O coordenador do seu curso atua para supervisionar as atividades e o processo de ensino-aprendizagem, criando condições para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, monitoria e prática de extensão, zelando pela garantia do padrão de alta qualidade do ensino.

Junto com ele, estão os coordenadores de ciclo, que atuam pelo bom andamento das atividades acadêmicas, sendo o elo entre corpo discente, corpo docente e coordenação geral, figuras essenciais na gestão pedagógica do curso.

Os ciclos do curso de Medicina são:

  • Ciclo Básico: do 1º ao 4º semestre
  • Ciclo Clínico: do 5º ao 8º semestre
  • Internato: do 9º ao 12º semestre

*Não cabe aos coordenadores de ciclo a resolução de aspectos financeiros, de sistema e de matrícula, sendo essas atividades de seus respectivos setores (Financeiro, TI e Acadêmico).

Segunda Chamada

Caso você não possa comparecer às avaliações por motivo de doença ou outros impedimentos legais, devidamente comprovados, tem direito à segunda chamada mediante requerimento feito no Portal do Aluno, no campo segunda chamada. O prazo de apresentação do atestado ou documento é de até 48 (quarenta e oito) horas úteis após a data da avaliação alocada no calendário acadêmico.

Reposição de aulas

Em caso de aulas canceladas pelos docentes (por motivo de força maior) ou pela coordenação acadêmica, serão repostas integralmente pelos professores, de acordo com o calendário negociado entre professor e a Coordenação do Curso.

Revisão de provas

O aluno tem o direito de solicitar revisão de provas no prazo de até 24 horas após a aula de devolutiva da avaliação. O requerimento para esta solicitação deverá ser solicitado através do Portal do Aluno, no campo Revisão de Correção de Provas.

É condicionante ao deferimento a apresentação de justificativa bem fundamentada e referenciada, pois antes de chegar ao professor, a coordenação do seu curso irá analisar seu requerimento. A correção será realizada pelo professor da disciplina junto com o coordenador de pilar.

Diploma

O aluno formando, no semestre de conclusão do curso, deverá apresentar a atualização de seus documentos para a colação de grau e emissão de diploma no Portal do Aluno. A Secretaria Acadêmica é a responsável para que todos os procedimentos inerentes à emissão e registro dos diplomas sejam realizados.

Acesse: Portal do Aluno

Regime Disciplinar

O regime disciplinar adotado visa assegurar e manter a ordem e o respeito, como forma de garantir a convivência harmoniosa na instituição. Os procedimentos são: advertência, repreensão por escrito, suspensão e desligamento do curso.

Entenda mais sobre os procedimentos no Regimento Interno disponível no Portal do Aluno e na Biblioteca da sua unidade.

Acesse: Portal do Aluno

 

Programa de Monitoria

O Programa de Monitoria dos cursos da Zarns busca proporcionar aos estudantes a participação ativa, efetiva e dinâmica no âmbito de determinada unidade curricular, sob a orientação do docente responsável, propiciando condições para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem e rendimento acadêmico.

A Monitoria é uma atividade de caráter pedagógico na formação do estudante para a docência ou pesquisa e, ainda, de cooperação entre professores e alunos nas atividades básicas de uma Instituição de Ensino Superior – IES, tendo como maior empenho a oportunidade da autonomia dos discentes e o exercício da responsabilidade.

Transferência Externa

O aluno pode requerer transferência Externa através do Portal do Aluno. A solicitação será analisada e após deferimento o aluno perde o vínculo com a instituição, só podendo retornar ao curso através de um novo processo seletivo.

Acesse: Portal do Aluno

 

Matrícula

Renovação de Matrícula

Antes do início de cada período letivo, o aluno deve acessar o Portal do Aluno para realizar a renovação da Matrícula. A opção estará liberada durante período de renovação no Portal. Depois, deve assinar o contrato educacional via link recebido no e-mail institucional direcionado pela DocuSign, e pagar o boleto da primeira parcela. Assim, estará matriculado nas disciplinas referente ao seu período letivo.

Só estará apto para o processo de renovação de matricula os alunos adimplente com as mensalidades anteriores.

Após a conclusão das etapas de renovação serão gerados os valores referentes ao semestre letivo dividido em seis parcelas (semestralidade).

Caso você realize alterações de disciplinas, o valor final sugerido na matrícula será alterado e o acerto financeiro dos valores retroativos serão contemplados no mês subsequente.

Trancamento de Matrícula

Você poderá solicitar o trancamento de matrícula através do Portal do Aluno, respeitando-se a data limite divulgada no calendário acadêmico. O pedido de trancamento de matrícula será avaliado e o deferimento está condicionado ao aluno regularmente matriculado, adimplente com todas as obrigações financeiras e acadêmicas. O trancamento é concedido por tempo determinado, não podendo exceder 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não, a contar da sua concessão, sendo obrigatória a renovação de trancamento no início de cada período letivo.

Cancelamento de Matrícula

O aluno poderá requerer Cancelamento de matrícula através do Portal do Aluno. A solicitação será analisada, e após deferimento o aluno perde o vínculo com a instituição, só podendo retornar ao curso através de um novo processo seletivo. O pedido de reembolso do cancelamento só segue para análise mediante a data de solicitação no Portal.

Em caso de falecimento do aluno, a referida circunstância deve ser informada à IES, para que seja efetivado o cancelamento da matrícula, mediante exibição do atestado de óbito.

Acesse: Portal do Aluno

 

Órgãos Estudantis

Diretório Acadêmico (DA) ou Centro Acadêmico (CA)

É a entidade legítima e autônoma de representação dos interesses do conjunto de estudantes das unidades da Zarns, interagindo com os estudantes e coordenação do curso, através da observação das demandas e em defesa dos direitos dos alunos.

Líderes de Turma

Os líderes de turma são alunos representantes, eleitos pelas turmas de cada semestre. Estes representantes possuem contato direto com a coordenação e a direção para discutir as demandas das turmas respectivas que representam. É importante compreender que todo aluno do curso tem acesso a coordenação e direção, independente da representação de sua liderança eleita, mas, precisará primeiro agendar atendimento com a coordenação.

A liderança de turma é uma atividade reconhecida sob o ponto de vista acadêmico, podendo gerar carga horária de atividades complementares da matriz acadêmica. Tal reconhecimento segue as normativas que estão abaixo:

  • O líder de turma deve ser eleito pela maioria em votação direta. Caso não se consiga um consenso ou quando a coordenação entenda a necessidade, mais de um representante pode ser definido.
  • Pela necessidade de oportunizar o maior número de alunos por turma, o mandato tem duração máxima de DOIS semestres, não renovável.
  • É vedado ao líder de turma trazer demandas individuais de colegas.

Atléticas

As Atléticas das unidades são desenvolvidas para atuar com networking, prática de exercícios físicos pelos alunos e integrantes da própria atlética, promoção de ações sociais, além de uma maior integração entre os diferentes perfis de estudantes da universidade.

São elas:

Biblioteca

A Biblioteca funciona como extensão da sala de aula e tem por finalidade disponibilizar aos seus usuários recursos e informações técnico científicos que atendam aos Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Além disso, busca desenvolver nos usuários, competências que incentivem a autonomia na busca e uso da informação, sendo um espaço dinâmico de produção de conhecimento. A Biblioteca é regida pelo Regulamento Interno Institucional e pelo Regulamento Geral da Biblioteca, disponível para livre acesso nos Portais das Instituições.

A Biblioteca está aberta aos alunos regularmente matriculados, professores e funcionários. Egressos poderão, exclusivamente, consultar e utilizar o material bibliográfico no interior da biblioteca.

Avaliação Institucional

A avaliação institucional é realizada duas vezes ao ano e representa um processo permanente, planejado, conduzido e realizado de modo que os resultados sejam capazes de promover mudanças pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Em períodos de avaliação, o questionário fica disponível no Portal do Aluno.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Enade é aplicado periodicamente no último ano do curso, aos estudantes concluintes dos cursos de graduação. O cronograma do exame e os cursos a serem avaliados são determinados, a cada ano, pelo Inep.

Em caso de convocação pelo MEC e não houver comparecimento para o exame, o aluno poderá não colar grau, precisando de liberação junto ao MEC.

Saiba mais clicando aqui.

Informações Gerais

Turnos de funcionamento

As unidades do grupo funcionam de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino, vespertino e noturno; e aos sábados, no turno matutino, a depender dos horários da Unidade.

O atendimento presencial ao aluno funciona das 8h às 18h.

Uso de Nome ou Marca da IES

Se em algum momento o estudante necessitar utilizar o nome, logotipo, telefone, fax e endereços, deve procurar orientação da Coordenação do Curso, uma vez que a utilização sem permissão expressa não está autorizada.

Dicas para uma boa convivência

  • Manter o aparelho de telefone celular desligado durante as aulas ou atividades nos laboratórios;
  • Evitar fazer aglomerações que gerem barulhos nas portas das salas de aula e nos corredores;
  • Respeitar as autoridades, corpo docente e funcionários, responsáveis pelo bom funcionamento das atividades;
  • Zelar pela higiene e organização dos espaços acadêmicos e de convivência;
  • Estabelecer relações cordiais com os colegas, considerando os limites necessários para a instalação de um clima organizacional saudável;
  • Ser solidário e cooperar para o pleno funcionamento da dinâmica das atividades desenvolvidas;
  • Não é permitido fumar em nenhum espaço fechado ou prédio das dependências da unidade, ainda que o espaço do prédio não esteja fechado;
  • Cumprir os prazos estabelecidos e divulgados para entrega de trabalhos acadêmicos, documentos e solicitações, evitando transtornos ou até perda de direitos
  • Não retirar mesas e cadeiras das salas de aulas e tutorias
  • Não retirar os equipamentos institucionais das salas de aulas e tutorias (TV, Cabo, mouse, teclado, CPU);
  • Não consumir alimentos na sala de aula e tutorias;
  • Agendar atividades com o NAD (Núcleo de Apoio Docente) previamente.

Fale conosco

Contato Para esclarecimentos e dúvidas sobre assuntos acadêmicos, financeiros etc, entre em contato com nosso time de atendimento.

FAQ

Confira respostas para as principais dúvidas do seu curso:

Ouvidoria

Utilize as Ouvidorias para relatar insatisfações sobre reclamações abertas e não esclarecidas e elogios.

Fale conosco