Home
Graduação
Medicina em Salvador

Graduação em 
Medicina em Salvador

A faculdade Zarns de Salvador tem uma estrutura totalmente dedicada à Medicina e um ensino que se transforma em aprendizado para a vida, com mais de 2500 médicos formados. Além disso, possui campo de prática completo, clínica-escola própria, professores mestres e doutores renomados e alta tecnologia, que auxiliam as primeiras práticas, desde o primeiro semestre.

6 anos
8000h
Presencial e Integral
Salvador/BA
Conheça o curso em Itumbiara

Há mais de 20 anos formando médicos e médicas preparados para o futuro.

Lidar com a saúde é muito mais do que chegar a um diagnóstico, prescrever um tratamento ou realizar uma cirurgia: é garantir formas de preservá-la, em todas as suas dimensões.

Na Medicina Zarns os futuros médicos têm formação de excelência, tendo como aliadas as tecnologias de ponta e metodologias inovadoras. Além disso, o curso conta também com corpo docentes renomado, formado por mestres e doutores, atuantes no mercado.

Acreditando que cuidar de cada um, é cuidar do todo. E, determinada a transformar estudantes e profissionais que disseminam essa visão pelo mundo, a Medicina Zarns é uma instituição de educação que forma integralmente seus alunos para que possam enfrentar os desafios da carreira e da sociedade, com um olhar para saúde biológica, física, mental e emocional.

Clínica-escola própria

Convênio com os melhores hospitais nacionais e internacionais

IPCT, em parceria com a Fiocruz e MERCK

Clínica-escola própria

Na Medicina Zarns os estudantes têm aulas práticas desde o primeiro semestre. A prática é pilar da nossa metodologia. Com cerca de 5 mil atendimentos por mês, oferecemos atendimento gratuito para a população, em diferentes especialidades, na nossa clínica-escola. Os alunos, ao longo da sua graduação, realizam tais atendimentos, podendo além de aprender com o real, contribuir para a sociedade dentro da própria estrutura da faculdade.

Convênio com os melhores hospitais nacionais e internacionais

A Medicina Zarns trabalha sempre para oferecer as melhores oportunidades para os seus alunos, estabelecendo parcerias com os melhores hospitais para a prática do internato. Além disso, os alunos também ganham todo o apoio da faculdade para buscar intercâmbios, tendo a chance de aprender para além dos muros da Zarns, em instituições e hospitais parceiros no Brasil e no exterior.

IPCT, em parceria com a Fiocruz e MERCK

Em 2022, nosso empenho em relação à Pesquisa Científica alcançou um resultado fantástico: inauguramos o Instituto de Pesquisa Clínica e Translacional (IPCT), em Parceria com a Fiocruz e com a MERCK. O IPCT é um projeto que visa fomentar o desenvolvimento de conhecimentos e soluções para o combate de doenças específicas. Ao todo, são 12 Institutos no Brasil. O nosso é dirigido pelo médico e pesquisador Dr. Bruno Bezerril, que se dedica à pesquisa sobre tuberculose.

Ensino-aprendizagem

O ensino-aprendizagem tem se tornado cada vez mais central para a formação de médicos responsáveis, éticos e que são capazes de adquirir todas as competências sociais e acadêmicas necessárias para atuar no campo. Unir teoria e prática simultaneamente é importantíssimo para o desenvolvimento de profissionais que compreendam a necessidade do protagonismo dos pacientes, com visão multiprofissional e cumprindo com o papel do médico como um mantenedor da saúde em sentido amplo para além do diagnóstico, considerando aspectos culturais, sociais e psicológicos das doenças.


Saiba mais

Aplicação da metodologia

Na Zarns os alunos contam com educação reflexiva e crítica, em aulas práticas desde o início do curso. A transição da sala de aula para a vida real é gradual, acontecendo desde o primeiro semestre e dando a segurança indispensável para a carreira que tem o cuidado como prioridade. Nossos alunos são ensinados para além do diagnóstico, a ética na relação médico-paciente.

Ambulatório e a importância da educação prática

Muitas das vezes, as teorias não conseguem expressar as diferentes manifestações de uma doença. Com experiência, é possível adquirir sensibilidade que só a prática pode proporcionar. Na Zarns, prezamos por um primeiro contato com o máximo de realidade, de forma acolhedora, com a orientação de especialistas que são profissionais renomados da medicina, em atendimentos gratuitos à população.

Você sabe o que é propedêutica médica?

A propedêutica médica é uma metodologia utilizada para que o futuro médico se torne um profissional de excelência, direcionado pela medicina humanizada e holística. Na Zarns temos diferentes recursos para esta metodologia, como o uso de atores em sala de aula, que simulam casos reais. Assim, nossos alunos saem preparados para realizar anamneses eficientes, exames físicos, fisiopatológico e emocional, com capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística.

Experiência de quem já esteve por aqui

Egresso de Medicina em Salvador/BA

Juliana Jaime

Ser médica sempre foi meu sonho. E eu sempre tive uma afinidade com a Faculdade Zarns que nem eu mesma sei explicar. Ao conversar com alguns colegas que estudavam na instituição percebi que, entre as faculdades particulares, seria uma excelente escolha. No momento da aprovação, quando que fui conhecer a estrutura da faculdade, os campos de prática e o corpo docente, não tive mais dúvidas, era ali que eu deveria ficar. Hoje estou muito contente com todo conhecimento adquirido e a formação que a Faculdade Zarns – Salvador me proporcionou até aqui.
Egresso de Medicina em Salvador/BA

Leonardo Oliveira

É impressionante perceber o compromisso da faculdade com o desenvolvimento, não apenas técnico, mas humano do estudante. Tive o privilégio de receber todo o suporte acadêmico, que me tornou um profissional capaz de lidar com as mais variadas adversidades que a carreira médica nos impõe. Só tenho gratidão pela diligência da Faculdade Zarns e me orgulho grandemente em dizer que sou graduado por tão eminente intuição!
Aluno de Medicina em Salvador/BA

Henrique Santiago

Eu já tenho outras graduações de antes do sonho da Medicina, e ter escolhido a Zarns me traz a tranquilidade de saber que eu vou concluir o curso como um médico de excelência. Os diversos diferenciais que aprendi com o corpo docente especializado que a gente tem aqui, além das tecnologias de ponta auxiliam muito no nosso desenvolvimento. E, claro, ter uma clínica em que a gente atua de forma completa desde o terceiro semestre no próprio prédio é um privilégio!
Aluna de Medicina em Salvador/BA

Ana Júlia

Fazer medicina na Zarns tem sido uma experiência incrível. A estrutura maravilhosa, bem equipada, proporciona um ambiente propício para o aprendizado. Os professores são muito qualificados e nos guiam tanto no aprendizado teórico, como no pensamento clínico. Além disso, ainda tem o ensino dinâmico que nos prepara para os desafios da medicina da melhor forma. Com certeza essa foi minha melhor escolha.

Clínica-escola

Dentro da estrutura da faculdade, os estudantes têm a oportunidade de realizar atendimentos reais de forma gratuita para a população. Preza-se por um primeiro contato dos alunos com a realidade acolhedor, com o acompanhamento de especialistas responsáveis e profissionais renomados da saúde - que são também seus professores.

Para além do aprender, os estudantes retribuem para a sociedade, compreendendo assim que ser médico envolve, entre tantas coisas, a busca pelo bem-estar social. E para isso, é necessário agir em prol da comunidade, inserindo o cuidado em duas frentes no dia a dia da população: prevenção e tratamento.

Entre diversas especialidades disponíveis, os futuros médicos poderão experimentar diferentes atendimentos, tendo espaço para realizar diferentes tipos de consultas e até mesmo pequenas cirurgias. Na Zarns, você poderá explorar a sua paixão pela medicina e escolher o seu caminho com consciência e certeza.


Infraestrutura que você só encontra na Zarns

Toda a estrutura física, tecnológica e de pessoas, foi e é pensada a todo momento para atender as necessidades de nossos futuros médicos e médicas de excelência. Aqui você encontra a melhor estrutura disponível no mercado no campus dedicado exclusivamente para medicina.

Estrutura Tecnológica
Estrutura física
Clínica-escola

Matriz Curricular

A proposta da Zarns é formar o estudante de forma integral, oferecendo proposta curricular organizada, inovadora, flexível e interdisciplinar. Assim, a organização da matriz curricular possibilita a construção de um perfil de profissionais capazes de atuar com qualidade, eficiência, resolutividade e independência.

Além disso, a Zarns preza pela relação entre teoria e prática, incentivando a pesquisa e a extensão. Tudo para formar um profissional autônomo, crítico, criativo e empreendedor, com responsabilidade social e princípios éticos e morais.

Saiba mais sobre a Estrutura da Zarns e conheça nosso Corpo Docente.
Selecione um semestre para ver os detalhes

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

4º Semestre

5º Semestre

6º Semestre

7º Semestre

8º Semestre

9º Semestre

10º Semestre

11º Semestre

12º Semestre

Atividades Complementares

Disciplina
Descrição
Carga horária
Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento I

Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico com integração contextualizada do aprendizado, com foco nas questões relacionadas à Saúde Coletiva e abordagem de conteúdos referentes às políticas de educação ambiental.

80 horas
Estrutura e Função - Anatomia, Histologia e Fisiologia I

Aprendizado dos aspectos fundamentais da Embriologia, Histologia, Anatomia e Fisiologia. Integração entre os conhecimentos de Histologia, Anatomia e Fisiologia. Reflexão sobre os mecanismos de funcionamento, regulação e controle dos órgãos e sistemas biológicos, subsidiando o estudo dos casos da sessão tutoral e as atividades de propedêutica médica, previstos no semestre.

240 horas
Biologia Celular

Organização da estrutura e função celular. Fisiologia das organelas celulares e sua relação com alterações patológicas. Vias de transdução de sinais. O ciclo celular e seus mecanismos de controle. Dogma central da biologia celular. Mutação e mutagênese. Biologia celular e molecular do câncer. Células tronco e suas aplicações terapêuticas.

40 horas
Bioquímica

Metabolismo de substratos energéticos. Vias catabólicas principais e sua regulação. Oxidação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos provenientes da dieta (estado alimentado ou absortivo) ou mobilizados a partir de reservas energéticas do organismo (jejum – glicogenólise, gliconeogênese, lipólise, proteólise). Vias anabólicas principais e sua regulação: glicogênese, síntese de lipídeos, colesterol e lipoproteínas. Regulação enzimática. Integração do metabolismo. Regulação hormonal do metabolismo. Especialização metabólica de tecidos.

60 horas
Propedêutica Médica I

Construção processual e justificada do instrumento da Anamnese, servindo como base de informações ao atendimento médico; além da compreensão da importância dos aspectos éticos e humanos envolvidos, e do significado dessa etapa no estabelecimento da relação médico-paciente.

100 horas
Saúde Coletiva

Compreensão do conceito de saúde como direito social, da estruturação do Sistema Único de Saúde, de fundamentos de planificação em saúde e gestão de sistemas de saúde, e apresentação do processo saúde-doença-cuidado a partir dos diversos referenciais teóricos das Ciências Sociais. Conhecimentos relativos à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Políticas públicas para promoção da igualdade racial e equidade em saúde em um contexto multicultural. A Saúde e a Educação Ambiental nas questões físicas e os fenômenos resultantes da relação entre a sociedade e o meio ambiente. Os fatores ambientais relacionados à saúde dos seus indivíduos.

80 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento II

Discussão de casos e situações em pequenos grupos, para desenvolver habilidades de análise, de interpretação, de debate, de raciocínio e de síntese, estimulando a busca do conhecimento pelo aluno, com integração contextualizada do aprendizado. Os casos e situações deste semestre tem como foco as patologias e condições mórbidas mais frequentes na população em geral, em área de atuação das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), visando a preparar o aluno para o acompanhamento de pessoas da comunidade em nível individual e familiar no dia a dia dos componentes das Equipes de Saúde da Família.

80 horas
Estrutura e Função - Anatomia, Histologia e Fisiologia II

Aprendizado dos aspectos fundamentais da Embriologia, Histologia, Anatomia e Fisiologia. ntegração entre os onhecimentos de Histologia, Anatomia e Fisiologia. Reflexão sobre os mecanismos de funcionamento, regulação e controle dos órgãos e sistemas biológicos, subsidiando o estudo dos casos da sessão tutoral e as atividades de propedêutica médica, previstos no semestre.

180 horas
Mecanismos de Doença e Defesa - Microbiologia e Parasitologia I

Estudo dos agentes infecciosos e parasitários prevalentes na comunidade, dos mecanismos patogênicos, recursos diagnósticos e meios de prevenção, subsidiando o estudo dos casos da sessão tutoral e as atividades de propedêutica médica, previstos no semestre.

120 horas
Propedêutica Médica II

Construção processual e justificada do aprendizado do Exame Físico, servindo juntamente com a anamnese como base de informações ao atendimento médico; além da compreensão da importância dos aspectos éticos e humanos envolvidos, e do significado dessa etapa no estabelecimento da relação médico-paciente.

100 horas
Psicologia Médica

Estudo das dimensões intersubjetivas da relação médicopaciente, das manifestações emocionais envolvendo o profissional de saúde e o paciente, da normalidade e alterações psíquicas da pessoa portadora de doença, personalidade normal e patológica, correlação de aspectos psico-sócio- -familiares das doenças, reconhecimento de necessidade de suporte psicológico e/ou psiquiátrico em atenção médica.

40 horas
Medicina de Família e Comunidade

Introdução à prática de promoção da saúde e controle de doenças e agravos prevalentes na comunidade. Estudo sobre a Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase na organização e funcionamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no SUS. Inserção do estudante em práticas de promoção da saúde de Unidades de Saúde da Família.

80 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento III

Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado, focando em transtornos mentais menores, psicologia e humanismo.

80 horas
Mecanismos de Doença e Defesa - Imunologia e Patologia

Introdução ao estudo da Imunologia. Estudo dos mecanismos gerais da resposta imune. Estudo dos processos da imunidade inata e adaptativa a agentes virais, microbianos e parasitários. Aprendizado dos processos patológicos gerais e da patologia específica de órgãos e sistemas. Estabelecimento de relação entre os aspectos imunológicos e patológicos dos estados de doença fundamentando a prática assistencial e o estudo de casos.

160 horas
Propedêutica dos transtornos mentais e psicopatologia

Conceito de Psicopatologia. Evolução do conhecimento psicopatológico. Critérios de normalidade e causalidade psíquicas. Etiologia dos ranstornos mentais. Anamnese clínicopsíquica. Transtornos das funções psíquicas. Instâncias psíquicas. Exame do estado mental: consciência, atenção, orientação, sensopercepção, memória, pensamento, afeto, linguagem, inteligência.

40 horas
Práticas Médicas I (Clínica/Pediatria)

Particularidades semiológicas do recémnascido, da criança e do adolescente. Crescimento e desenvolvimento do ser humano. Aleitamento materno, introdução da alimentação complementar orientação alimentar da criança e do dolescente. Avaliação Nutricional, imunização da criança e do adolescente. Prevenção da morte súbita, de acidentes na infância e adolescência. Desnutrição, obesidade, anemias carenciais. Infecções de vias aéreas superiores na infância. Particularidades semiológicas do adulto e do idoso. Avaliação e condução das principais doenças atendidas com special ênfase na atenção primária: Diabetes mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemias, Anemias, Obesidade, Infecções das vias aéreas superiores na comunidade e tabagismo.

200 horas
Humanismo em Medicina

Compreensão do ser humano, valorização da pessoa e constituição da medicina, mediante aportes da filosofia, artes e ciências humanas, tais como sociologia, antropologia, história, ciência política, psicologia e teologia. Cultura afrodescendente. Ensino de história e cultura afro--brasileira, africana e indígena. política de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais.

40 horas
Farmacologia

Conceito e lassificação dos agentes químicos quanto à origem e uso. Conceituação e caracterização de farmacocinética: absorção, vias de administração, istribuição, interações, eliminação e reações adversas. Conceituação e caracterização de farmacodinâmica: mecanismo de ação, tipos de inibição farmacológica. Estudo da terapêutica de pacientes conforme os casos das sessões tutorais e embasando a prática ambulatorial do semestre.

80 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento IV

Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado e com foco em doenças genéticas.

80 horas
Ambulatório de Saúde Mental

Treinamento em Medicina Ambulatorial, através do acompanhamento supervisionado e orientado de pacientes em ambulatório especializado em Saúde Mental e em centros de atenção psicossocial, desenvolvendo capacidade para fazer diagnóstico e dar continuidade aos tratamentos instituídos por especialistas em pacientes egressos de outras instituições; participação em abordagens terapêuticas não medicamentosas (oficinas, grupos operativos e terapêuticos); visitação domiciliar; entrevistas com familiares, iniciação ao conceito de psiquiatria e sua posição no espectro das especialidades médicas; noções gerais de psiquiatria, do diagnóstico e classificação nosológica psiquiátrica; causalidade e iniciação à terapêutica em psiquiatria.

100 horas
Genética

Compreensão dos princípios fundamentais da genética na formação e função das células, tecidos e seres vivos. Análise dos aspectos genéticos e seus mecanismos no rganismo humano. Estudo dos componentes genéticos e ambientais das doenças mais frequentes na população. Compreensão dos métodos modernos de diagnóstico das doenças genéticas. Aplicação dos fundamentos da genética médica para diagnóstico, tratamento e prevenção das anomalias genéticas.

80 horas
Práticas médicas II (Cirurgia/Saúde da Mulher)

Aprendizado dos principais fatores associados ao cuidado cirúrgico peri- -operatório. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidados à saúde da mulher. Atendimento ambulatorial de pacientes em cirurgia e ginecologia com ênfase na prevenção e identificação das afecções mais prevalentes levandose em consideração a integralidade e promoção à saúde. Treinamento simulado e realização de procedimentos ambulatoriais e laboratoriais supervisionado nos cuidados de assepsia, no uso das barreiras de proteção, na instrumentação, em suturas simples, no curativo da ferida cirúrgica e na elaboração do relatório cirúrgico e ginecológico.

200 horas
Epidemiologia

Estuda o processo saúde- -doença nas populações humanas, analisando a distribuição e os determinantes dos agravos à saúde, propondo medidas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e gerando indicadores para suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.

60 horas
Farmacologia Clínica

Estudo dos agentes químicos de uso terapêutico, suas interações dinâmicas com os sistemas biológicos dos seres humanos e os riscos, benefícios, efetividade e custos associados, acompanhando e subsidiando os casos das sessões tutorais. Estudo da terapêutica de pacientes com cardiopatias, pneumopatias, endocrinopatias, nefropatias e uropatias, conforme os casos das sessões tutorais e embasando a prática ambulatorial do semestre.

80 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento V

Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado, no âmbito da saúde da mulher, cardiologia, nefrologia e pneumologia de crianças e adultos.

80 horas
Pediatria Geral

Treinamento teórico-prático em Pediatria Geral com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento do raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas e terapêuticas das doenças mais prevalentes na infância e adolescência. Aplicação dos programas de prevenção e promação da saúde da criança e da adolescência do Ministério da Saúde.

120 horas
Especialidades Clinicas I

Particularidades semiológicas dos indivíduos com doenças clínicas com ênfase em Hematologia, Infectologia e Gastroenterologia. Abordagem da epidemiologia, fatores de risco, conhecimento e interpretação dos principais exames complementares na condução diagnóstica e terapêutica das doenças clínicas com ênfase em Hematologia, Infectologia e Gastroenterologia. Reconhecimento do papel da abordagem multiprofissional (nutrição, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia) na condução e no acolhimento ao paciente com doenças clínicas com ênfase em Hematologia, Infectologia e Gastroenterologia., não deixando de avaliar aspectos relacionados à dor, sofrimento e paliação no final da vida.

120 horas
Metodologia da Pesquisa I

O processo do conhecimento e os princípios da investigação científica em Medicina. Reflexão sobre os diferentes tipos e desenhos de estudos na área da saúde. Caracterização dos elementos que compõem projetos de pesquisa. Estabelecimento de relações entre introdução, objetivos, justificativa e métodos. Apresentação dos conceitos éticos nas pesquisas envolvendo seres humanos e animais e suas resoluções. Elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Caracterização dos elementos pós textuais. Fundamentação das revisões de literatura: Orientações sobre instrumentos e estratégias de busca. Caracterização das Bases de Dados. Reflexão e discussão dos principais aspectos da Medicina Baseada em evidências.

40 horas
Clínica Cirúrgica

Estudo dos aspectos clínicos relacionados a prevenção e tratamento das principais doenças benignas potencialmente cirúrgica do trato digestório, anexos e parede abdominal.

120 horas
Saúde da Mulher

Visão de médico generalista, das condições fisiológicas e patológicas mais comuns da mulher durante o ciclo de vida, desde a infância ao climatério e pós-menopausa. Prevenção, diagnóstico e tratamento das principais afecções ginecológicas. Treinamento simulado e realização de procedimentos ambulatoriais e laboratoriais supervisionados das principais afecções ginecológicas.

120 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento VI

Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado, com foco em obstetrícia, gastroenterologia, neurologia e ortopedia, para crianças e adultos.

80 horas
Especialidades Pediátricas I

Atividades teóricopráticas com treinamento supervisionado e orientado nos ambulatórios de pneumologia pediátrica, cardiologia pediátrica, endocrinologia pediátrica com atenção prioritária aos aspectos semiológicos e clínicos das patologias dos sistemas respiratório, cardiovascular e endócrino da criança e do adolescente. Desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, incluindo diagnóstico diferencial, exames complementares, condutas terapêuticas e preventivas das doenças respiratórios, cardiovasculares e endocrinometabólicas mais frequentes na faixa etária pediátrica: asma, síndrome do lactente sibilante, pneumonias complicadas, tuberculose pulmonar, pneumonias de repetição; dislipidemia , puberdade precoce, baixa estatura, Diabetes Mellitus tipo 1, hipertireoidismo, hipotireoidismo; avaliação da criança com sopro cardíaco, cardiopatias congênitas cianogênicas e acianogênicas, cardiopatia reumática, miocardites.

100 horas
Especialidades Clínicas II

Iniciação às práticas de atendimento ambulatorial em clínica médica de adultos, com ênfase nas especialidades de Cardiologia, Pneumologia e Endocrinologia, direcionando as principais ações nas doenças mais prevalentes da atenção básica, com atendimento supervisionado, em Unidade de Saúde, com percepção das peculiaridades da propedêutica do adulto , aplicação de ações preventivas e programas de ações básicas do Ministério da Saúde, desenvolvimento do raciocínio clínico e capacitação para formulação diagnóstica dos problemas de saúde mais prevalentes na comunidade.

120 horas
Metodologia de Pesquisa II

Discussão sobre as características da população de pesquisa, amostra, critérios de inclusão e de exclusão, instrumentos e procedimentos de coleta de dados e protocolos. Conhecimento sobre coleta, análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos. Aplicação de testes estatísticos. Discussão de resultados científicos. Detalhamento do funcionamento e organização da Plataforma Brasil e Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Conceituação de Plágio e suas implicações. Fundamentação das citações e referenciação.

60 horas
Especialidades Cirúrgicas I

Aprendizado dos principais fatores associados à assistência básica no atendimento em oftalmologia e otorrinolaringologia. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidados à saúde do adulto e criança nestas áreas. Atendimento ambulatorial de pacientes otorrinolaringológicos e oftalmológicos simples e patologias mais frequentes na comunidade. Diagnóstico precoce de afecções de maior morbidade e mortalidade, podendo encaminhar de forma precoce ao tratamento com o otorrinolaringologista ou oftalmologista. Atendimento ambulatorial de pacientes em otorrinolaringologia e oftalmologia, aplicando os conteúdos teóricos de anatomia, fisiologia e identificação das doenças abordadas nas aulas teóricas, associando-se ao aprendizado da correta semiologia, possibilitando o melhor desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, com noções básicas de tratamento e condutas em geral, levando-se em consideração a integralidade e promoção à saúde.

100 horas
Obstetrícia

Estudo do Programa de Assistência Pré-Natal do Ministério da Saúde, através de prática assistencial a gestantes em unidades de saúde; desenvolvimento das habilidades semiológicas necessárias, compreensão da gestação, em seus aspectos fisiológicos, morfológicos, psicológicos e sociais; capacitação para a orientação das gestantes e implementação das ações necessárias para uma evolução satisfatória até o parto.

100 horas
Espiritualidade e Saúde - Optativa 1

Introdução ao estudo de sentimentos, emoções, valores e propósitos de vida definem e se associam ou determinam qualidade de vida, adoecimento, mortalidade, longevidade.

20 horas
Medicina do Estilo de Vida - Optativa 2

Introdução à Medicina do Estilo de Vida. As competências do Médico em Estilo de Vida. Doenças relacionadas ao estilo de vida. Mudança de comportamento e saúde. Processos Clínicos em Medicina do Estilo de Vida. Saúde do médico e da saúde pessoal dos profissionais de saúde. Ciência Nutricional, Avaliação e Prescrição. Ciência e Prescrição de Atividade Física. Bem-Estar Emocional e Mental, Avaliação e Intervenções. Ciências da Saúde do Sono e Intervenções. Gerenciando a cessação do tabagismo e outras exposições tóxicas. O Papel dos Relacionamentos e Psicologia Positiva. Medicina Baseada em Evidências e Lifestyle Medicine.

20 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Especialidades Pediátricas II

Conhecimento e abordagem das doenças em neurologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica e nefrologia pediátrica com atenção prioritária aos aspectos semiológicos e clínicos das patologias dos sistemas nervoso, digestório e renal da criança e do adolescente. Desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, incluindo diagnóstico diferencial, exames complementares e condutas terapêuticas e preventivas das doenças que acometem estes sistemas, mais frequentes na faixa etária pediátrica: Convulsão febril, epilepsias, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, Transtornos do espectro autista(TEA), transtornos do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); Alergia à Proteína do leite de vaca, constipação intestinal, diarréia crônica, doença do refluxo gastroesofágico(DRGE), doenças pépticas; Síndrome nefrítica, síndrome nefrótica, hipertensão arterial sistêmica. Investigação de ITU recorrente, Insuficiência renal aguda.

100 horas
Especialidades Clínicas III

Particularidades semiológicas dos indivíduos com doenças clínicas nos diversos órgãos e sistemas, mas com ênfase em Neurologia, Nefrologia e Reumatologia. Abordagem da epidemiologia, fatores de risco, , conhecimento e interpretação dos principais exames complementares na condução diagnóstica e terapêutica das doenças clínicas com ênfase em Neurologia, Nefrologia e Reumatologia. econhecimento do papel da abordagem multiprofissional (nutrição, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia) na condução e no acolhimento ao paciente com doenças clínicas com ênfase em Neurologia, Nefrologia e Reumatologia, não deixando de avaliar aspectos relacionados à dor, sofrimento e paliação no final da vida.

120 horas
Trabalho de Conclusão de Curso I

Desenvolvimento supervisionado e orientado do trabalho de conclusão do curso. Descrição das principais normas de formatação. Aplicação de técnicas de redação científica. Planejamento e estratégias de aprendizado prático e aplicado à construção de trabalho científico. Incentivo a demonstração de ações roativas e independentes que favoreçam o desenvolvimento de um trabalho científico na área de Medicina.

60 horas
Especialidades Cirúrgicas II

Treinamento teórico-prático em Urologia e ortopedia (pacientes adultos e crianças), com atenção prioritária aos aspectos semiológicos e clínicos do sistema urinário e osteomuscular. Desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, com noções básicas do tratamento e condutas em geral, incluindo exames complementares usados na abordagem dos problemas mais frequentes na comunidade.

120 horas
Oncologia Clínico-Cirúrgica

Particularidades semiológicas do indivíduo com doenças oncológicas. Abordagem da epidemiologia, fatores de risco, biologia e genética do câncer. Conhecimento e interpretação dos principais exames complementares na condução diagnóstica e terapêutica das doenças oncológicas. Avaliação e condução clínica e cirúrgica das principais doenças oncológicas, também com abordagem multiprofissional (nutrição, fisioterapia. Condução no acolhimento ao paciente com dor, sofrimento e paliação no final da vida.

120 horas
Diagnóstico por Imagem

Particularidades dos exames de imagem dos indivíduos com doenças nos diversos órgãos e sistemas. Bases físicas das radiações do diagnóstico por imagem: radiologia convencional; ultrassonografia; tomografia computadorizada; ressonância magnética. Diagnóstico por contração e vasos da base. Diagnóstico por imagem em aparelho respiratório, caixa torácica; pulmões; pleura; mediastino. Diagnóstico por imagem abdômen e retro peritônio: pâncreas; fígado e vias biliares; baço; rins e vias urinárias; tubo gástro entérico. Diagnóstico por imagem sistema músculo esquelético. Diagnóstico por imagem ossos e articulações. Diagnóstico por imagem em ginecologia e obstetrícia. Diagnóstico por imagem em sistema nervoso.

40 horas
Libras - Optativa 3

Visão contemporânea sobre os fundamentos da inclusão e a ressignificação da educação especial. Usos da linguagem de movimentos, gestos, comunicação e expressão possível por meio do corpo. Propriedades das línguas humanas e as línguas de sinais. Tradução e interpretação em libras. Noções e aprendizado básico da LIBRAS.

20 horas
Saúde do Adolescente e Sexualidade - Optativa 4

Visão de médico generalista sobre as condições fisiológicas e patológicas mais comuns da saúde do adolescente durante o ciclo de vida. Saúde e Sexualidade como “descoberta, construção e busca”, numa perspectiva bio-psicosociocultural. Prevenção, diagnóstico e tratamento das principais afecções do adolescente e sua sexualidade. Estudo sobre as violências das várias ordens que cercam a vida do adolescente e que interferem na saúde, nas relações e comportamentos sexuais. Desenvolvimento da sexualidade no ciclo vital (adolescentes e adultos) nos aspectos biológicos, emocionais e psicológicos.

20 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Gestão e Empreendedorismo

Introdução ao estudo do mercado de trabalho e do gerenciamento da carreira médica. Filosofia, Ética e Desenvolvimento Humano.

40 horas
Emergências Pediátricas/Clínicas/Psiquiátricas

Atividades teóricas, discussão de casos e treinamento em estações de simulação realística, preparando o aluno para o atendimento de emergência clínica e psiquiátrica da criança, adolescente e adulto em sofrimento agudo. Acompanhamento da sua evolução durante a permanência no serviço de emergência e pronto atendimento, com aprendizado da propedêutica apropriada ao atendimento de emergência com desenvolvimento do raciocínio diagnóstico e terapêutica apropriada para as seguintes situações: Parada cardiorrespiratória( suporte básico e avançado de vida), Insuficiência respiratória aguda, choque hipovolêmico, hemorrágico e cardiogênico, sepse, anafilaxia, intoxicações exógenas, infarto agudo do miocárdio, assistência ao trauma, distúrbio Hidroeletrolítico e ácido básico, mal convulsivo, acidentes vasculares cerebrais . Fluxo de atendimento em emergências psiquiátricas e estrutura mínima de um serviço de emergência em saúde mental para crianças, adolescentes e adultos, emergências neurológicas para o psiquiatra, emergências no uso e abuso de substâncias, protocolos e diretrizes aplicados às emergências psiquiátricas em crianças, comportamento suicida em crianças, adolescentes e adultos, tratamento farmacológico da esquizofrenia e transtorno bipolar.

240 horas
Trabalho de Conclusão de Curso II

Redação final do trabalho de conclusão de curso. apacitação para apresentação e discussão de trabalhos científicos. Capacitação para delimitação, problematização e síntese dos achados sobre um tópico escolhido, bem como para apresentações e discussões científicas. Preparação de manuscritos para publicação, além de processos de submissão e revisão.

40 horas
Medicina Legal

Estudo dos aspectos legais do exercício da medicina e de perícias médico-forenses.

40 horas
Deontologia e Ética Médica

Estudo da legislação em vigor que regulamenta a prática médica, as obrigações médicas legais e os direitos médicos, em conexão com as atividades práticas deste semestre e subsidiandoas. Discussão de temas que despertam controvérsias no âmbito da ética médica, e de questões legais e penais, desenvolvendo o senso crítico e a responsabilidade para o desempenho da profissão médica.

40 horas
Emergências Cirúrgicas e Obstétricas

Treinamento supervisionado da prática médica nos níveis de atendimento pré-hospitalar e de urgência/emergência cirúrgica e obstétrica. Treinamento no atendimento da gestante em trabalho de parto - na admissão ao hospital, o acompanhamento da gestante no período de trabalho de parto, com monitorização do feto, o acompanhamento do parto natural em centro obstétrico, os primeiros cuidados ao recémnascido e a orientação da uérpera sobre lactação e amamentação. Compreensão do trabalho de parto em seus aspectos psicoemocionais e fisiológicos. O aprendizado em urgências e emergências cirúrgicas será fundamentado no cuidado direcionado e escalonado ao paciente cirúrgico crítico, para promover sua estabilização e posterior encaminhamento para o tratamento definitivo. Sistematização de condutas e treinamento de habilidades no atendimento das urgências e emergências, com ênfase nos aspectos do diagnóstico e tratamento direcionados.

200 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Ambulatórios Básicos

Treinamento teórico-prático em Medicina Ambulatorial em Clínica Médica no âmbito da assistência em ambulatório, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e da semiologia, raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas e nas terapias farmacológicas e não farmacológicas, incluindo paliação, cuidado no final de vida, manejo da dor e interação multiprofissional de adultos com enfermidades agudas e crônicas de tratamento ambulatorial. Definir, identificar, avaliar e tratar as doenças clínicas mais relevantes epidemiologicamente, levando em consideração o contexto do Brasil e do Sistema Único de Saúde na medicina ambulatorial.

200 horas
Medicina da Família e Comunidade e Saúde Coletiva

Treinamento supervisionado do interno em uma unidade de saúde da família, atuando na área de responsabilidade do médico da equipe e participando de toda a programação semanal, incluindo acolhimento, Stendimentos ambulatoriais, visitas domiciliares, grupos operativos, reuniões de equipe e atividades de promoção da saúde na comunidade.

240 horas
Saúde Mental e Psiquiatria

Treinamento supervisionado do interno no atendimento a pacientes com transtornos mentais e doenças psiquiátricas, em CAPS e em hospital psiquiátrico.

160 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Urgência e Emergência

Treinamento supervisionado do interno no atendimento a pacientes em situações de agravo agudo à saúde em unidades de urgência e emergência e no atendimento pré-hospitalar.

400 horas
Cirurgia

Treinamento teórico-prático em Cirurgia Geral no âmbito da assistência em enfermaria, ambulatórios e centro-cirúrgico, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento do raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas, terapêuticas e acompanhamento até a alta hospitalar de paciente portadores de doenças potencialmente cirúrgica de média e alta complexidade.

360 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Ginecologia

Atividades práticas sob supervisão em vários cenários de ensino-aprendizagem, além de atividades teóricas, permitindo a evolução do conhecimento, com visão generalista na área de Assistência Integral à Saúde da Mulher, dando ênfase na Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Prognóstico das principais afecções Ginecológicas, além do exercício contínuo dos princípios da Ética Médica. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidado

360 horas
Obstetrícia

Atividades práticas sob supervisão em vários cenários de ensinoaprendizagem, além de atividades teóricas, permitindo a evolução do conhecimento, com visão generalista na área de Assistência Integral à Saúde da Gestante, dando ênfase na Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Prognóstico das principais afecções Obstétricas, além do exercício contínuo dos princípios da Ética Médica. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidados à saúde da gestante.

360 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Clínica Médica

Treinamento teórico-prático em Clínica Médica no âmbito da assistência em ambulatório e atendimento intrahospitalar, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento da semiologia, raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas e nas terapias farmacológicas e não farmacológicas, incluindo paliação, cuidado no final de vida , manejo da dor e interação multiprofissional de adultos com enfermidades agudas e crônicas. Definir, identificar, avaliar e tratar as doenças clínicas mais relevantes epidemiologicamente, levando em consideração o contexto do Brasil e do Sistema Único de Saúde.

400 horas
Pediatria

Treinamento teórico-prático em Pediatria Geral no âmbito da assistência em enfermaria de pediatria geral e ambulatórios pediátricos, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento do raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas, terapêuticas e acompanhamento até a alta hospitalar de crianças e adolescentes agudamente enfermos com critérios para internamento hospitalar. Discussão das seguintes patologias: Bronquiolite viral guda, pneumonias e suas complicações, crise aguda de asma, cetoacidose diabética, adenomegalias na infância, infecção do trato urinário, Leishimaniose visceral, síndrome torácica aguda no paciente portador de doença falciforme, aplasia medular, leucemias, tumores abdominais, insuficiência cardíaca congestiva, febre reumática, diarreia aguda.

360 horas
Disciplina
Descrição
Carga horária
Atividades Complementares

Palestras, simpósios, estágios extracurriculares e monitorias.

400 horas

Coordenação & Corpo Docente

Coordenador(a)
Luciana Sobral

Doutora em Medicina e Saúde Humana pela EBMSP. Pós-graduada em docência do ensino superior. Titulada em Pediatria e Pneumologia Pediátrica pela SBP e SBPT. Early Nutrition Especialist (ENS), pela Ludwig Maximilians University Munich (Alemanha). É Coordenadora Acadêmica geral da Medicina Zarns, além de professora de Especialidades Pediátricas I: Pneumologia Pediátrica e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) na Medicina Zarns. Possui MBA em Gestão hospitalar. Drª Luciana ainda atua como pediatra diarista do Hospital Geral do Estado no Centro de Terapia de Queimados.

Ver o lattes

Corpo docente

Alexandre Magno Medeiros
Coordenador de Ciclo Clínico
Ver o lattes
Ana Paula Faria
Coordenadora de Internato
Ver o lattes
Deivid Santos
Coordenador de Ciclo Básico
Ver o lattes
Juliana Bulhões
Coordenadora de Internato
Ver o lattes
Luiz Fernando Quintanilha
Coordenador de Ciclo Básico
Ver o lattes
Pedro Paulo Carneiro
Coordenador de Ciclo Clínico
Ver o lattes

Encontre a melhor forma de ingressar na Zarns!

Existem diferentes formas para que a faculdade de medicina Zarns se torne a sua casa. Escolha a forma ideal para você ingressar.

Escolha a faculdade de Medicina Zarns

Na Zarns você encontra tudo o que há de mais avançado em tecnologia e metodologia de ensino. Oferecemos o melhor, para que você possa fazer o melhor para o mundo.

IPCT

Instituto de Pesquisa Clínica e Translacional (IPCT), em parceria com a Fiocruz e a MERCK.

Metodologia híbrida

A metodologia de ensino é híbrida e inovadora, unindo o melhor do PBL com a segurança do tradicional.

Clínica-escola própria

Aprendizagem na prática, com atendimento gratuito para a população, dentro da estrutura de cada faculdade.

Campo de prática

Convênio com os melhores hospitais nacionais para a prática do internato e intercambio em instituições internacionais de referência.

Campus dedicado à Medicina

Ambos os Campi da Zarns tem sua estrutura totalmente dedicada ao curso de medicina.

Parcerias de prática e pesquisa

CAPES
Universidade Peruana Cayetano Heredia
CNPq
The Aurum Institute
Bill & Melinda Gates Foundation
Boston University
Agency for Science, Technology and Research
Cornell University
Columbia University

Oferecemos o melhor, para que você faça o melhor para o mundo.

Fale conosco