A faculdade Zarns de Salvador tem uma estrutura totalmente dedicada à Medicina e um ensino que se transforma em aprendizado para a vida, com mais de 2500 médicos formados. Além disso, conta com professores mestres e doutores renomados, campo de prática completo, clínica-escola própria e alta tecnologia, que auxiliam as práticas desde o primeiro semestre.
Há mais de 20 anos formando médicos e médicas preparados para o futuro.
Lidar com a saúde é muito mais do que chegar a um diagnóstico, prescrever um tratamento ou realizar uma cirurgia: é garantir formas de preservá-la, em todas as suas dimensões.
Na Medicina Zarns os futuros médicos têm formação de excelência, tendo como aliadas as tecnologias de ponta e metodologias inovadoras. Além disso, o curso conta também com corpo docente renomado, formado por mestres e doutores, atuantes no mercado.
Acreditando que cuidar de cada um, é cuidar do todo. E, determinada a transformar estudantes e profissionais que disseminam essa visão pelo mundo, a Medicina Zarns é uma instituição de educação que forma integralmente seus alunos. Dessa forma, eles poderão enfrentar os desafios da carreira e da sociedade, com um olhar para saúde biológica, física, mental e emocional.
Na Medicina Zarns os estudantes têm aulas práticas desde o primeiro semestre. A prática é o principal pilar da nossa metodologia. Oferecemos atendimento gratuito para a população - somando cerca de 5 mil ao mês - em diferentes especialidades na nossa clínica-escola. Os alunos, ao longo de sua graduação, realizam tais atendimentos, podendo, além de aprender com o real, contribuir para a sociedade dentro da própria estrutura da faculdade.
A Medicina Zarns trabalha sempre para oferecer as melhores oportunidades para os seus alunos, estabelecendo parcerias com os melhores hospitais para a prática do internato. Além disso, os alunos também ganham todo o apoio da faculdade para buscar intercâmbios, tendo a chance de aprender para além dos muros da Zarns, em instituições e hospitais parceiros no Brasil e no exterior.
Em 2022, nosso empenho em relação à Pesquisa Científica alcançou um resultado fantástico: inauguramos o Instituto de Pesquisa Clínica e Translacional (IPCT), em Parceria com a Fiocruz e com a MERCK. O IPCT é um projeto que visa fomentar o desenvolvimento de conhecimentos e soluções para o combate de doenças específicas. Ao todo, são 12 Institutos no Brasil. O nosso é dirigido pelo médico e pesquisador Dr. Bruno Bezerril, que se dedica à pesquisa sobre tuberculose.
O ensino-aprendizagem tem se tornado cada vez mais relevante para a formação de médicos responsáveis, éticos e que são capazes de adquirir todas as competências sociais e acadêmicas necessárias para atuar no campo. A teoria diz respeito a união pratico-teórica e é importantíssima para o desenvolvimento de profissionais que compreendam a necessidade do protagonismo dos pacientes, com visão multiprofissional e cumprindo com o papel do médico como um mantenedor da saúde em sentido amplo para além do diagnóstico, considerando aspectos culturais, sociais e psicológicos das doenças.
Na Zarns os alunos contam com educação reflexiva e crítica, em aulas práticas desde o início do curso. A transição da sala de aula para a vida real é gradual, acontecendo desde o primeiro semestre e dando a segurança indispensável para a carreira que tem o cuidado como prioridade. Nossos alunos são ensinados para além do diagnóstico, a ética na relação médico-paciente.
Muitas das vezes, as teorias não conseguem expressar as diferentes manifestações de uma doença. Com experiência, é possível adquirir sensibilidade que só a prática pode proporcionar. Na Zarns, prezamos por um primeiro contato com o máximo de realidade, em atendimentos gratuitos à população, de forma acolhedora e com a orientação de especialistas que são profissionais renomados da medicina.
A propedêutica médica é uma metodologia utilizada para que o futuro médico se torne um profissional de excelência, direcionado pela medicina humanizada e holística. Na Zarns temos diferentes recursos para esta metodologia, como o uso de atores em sala de aula, que simulam casos reais. Assim, nossos alunos saem preparados para realizar anamneses eficientes; exames físico, fisiopatológico e emocional; capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística.
Dentro da estrutura da faculdade, os estudantes têm a oportunidade de realizarem atendimentos reais, de forma gratuita para a população. Preza-se por um primeiro contato dos alunos com uma realidade acolhedora, com o acompanhamento de especialistas responsáveis e profissionais renomados da saúde - que são também seus professores.
Além de aprenderem, os estudantes também contribuem com a sociedade, compreendendo, assim, que ser médico envolve - entre tantas responsabilidades - a busca pelo bem-estar social. E, para isso, é necessário agir em prol da comunidade, inserindo o cuidado em duas frentes no dia a dia da população: prevenção e tratamento.
Entre diversas especialidades disponíveis, os futuros médicos poderão experimentar diferentes atendimentos, tendo espaço para realizar variados tipos de consultas e até mesmo pequenas cirurgias. Na Zarns, você poderá explorar a sua paixão pela medicina e escolher o seu caminho com consciência e certeza.
Toda a estrutura física, tecnológica e de pessoas foi e é pensada a todo momento para atender as necessidades de nossos futuros médicos e médicas de excelência. Aqui você encontra a melhor estrutura disponível no mercado no campus dedicado exclusivamente para medicina.
A proposta da Zarns é formar o estudante de forma integral, oferecendo proposta curricular organizada, inovadora, flexível e interdisciplinar. Assim, a organização da matriz curricular possibilita a construção de um perfil de profissionais capazes de atuarem com qualidade, eficiência, resolutividade e independência.
Além disso, a Zarns preza pela relação entre teoria e prática, incentivando a pesquisa e a extensão. Tudo para formar um profissional autônomo, crítico, criativo e empreendedor, com responsabilidade social e princípios éticos e morais.
Saiba mais sobre a Estrutura da Zarns e conheça nosso Corpo Docente.
Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico com integração contextualizada do aprendizado, com foco nas questões relacionadas à Saúde Coletiva e abordagem de conteúdos referentes às políticas de educação ambiental.
Aprendizado dos aspectos fundamentais da Embriologia, Histologia, Anatomia e Fisiologia. Integração entre os conhecimentos de Histologia, Anatomia e Fisiologia. Reflexão sobre os mecanismos de funcionamento, regulação e controle dos órgãos e sistemas biológicos, subsidiando o estudo dos casos da sessão tutoral e as atividades de propedêutica médica, previstos no semestre.
Organização da estrutura e função celular. Fisiologia das organelas celulares e sua relação com alterações patológicas. Vias de transdução de sinais. O ciclo celular e seus mecanismos de controle. Dogma central da biologia celular. Mutação e mutagênese. Biologia celular e molecular do câncer. Células tronco e suas aplicações terapêuticas.
Metabolismo de substratos energéticos. Vias catabólicas principais e sua regulação. Oxidação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos provenientes da dieta (estado alimentado ou absortivo) ou mobilizados a partir de reservas energéticas do organismo (jejum – glicogenólise, gliconeogênese, lipólise, proteólise). Vias anabólicas principais e sua regulação: glicogênese, síntese de lipídeos, colesterol e lipoproteínas. Regulação enzimática. Integração do metabolismo. Regulação hormonal do metabolismo. Especialização metabólica de tecidos.
Construção processual e justificada do instrumento da Anamnese, servindo como base de informações ao atendimento médico; além da compreensão da importância dos aspectos éticos e humanos envolvidos, e do significado dessa etapa no estabelecimento da relação médico-paciente.
Compreensão do conceito de saúde como direito social, da estruturação do Sistema Único de Saúde, de fundamentos de planificação em saúde e gestão de sistemas de saúde, e apresentação do processo saúde-doença-cuidado a partir dos diversos referenciais teóricos das Ciências Sociais. Conhecimentos relativos à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Políticas públicas para promoção da igualdade racial e equidade em saúde em um contexto multicultural. A Saúde e a Educação Ambiental nas questões físicas e os fenômenos resultantes da relação entre a sociedade e o meio ambiente. Os fatores ambientais relacionados à saúde dos seus indivíduos.
Discussão de casos e situações em pequenos grupos, para desenvolver habilidades de análise, de interpretação, de debate, de raciocínio e de síntese, estimulando a busca do conhecimento pelo aluno, com integração contextualizada do aprendizado. Os casos e situações deste semestre tem como foco as patologias e condições mórbidas mais frequentes na população em geral, em área de atuação das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), visando a preparar o aluno para o acompanhamento de pessoas da comunidade em nível individual e familiar no dia a dia dos componentes das Equipes de Saúde da Família.
Aprendizado dos aspectos fundamentais da Embriologia, Histologia, Anatomia e Fisiologia. ntegração entre os onhecimentos de Histologia, Anatomia e Fisiologia. Reflexão sobre os mecanismos de funcionamento, regulação e controle dos órgãos e sistemas biológicos, subsidiando o estudo dos casos da sessão tutoral e as atividades de propedêutica médica, previstos no semestre.
Estudo dos agentes infecciosos e parasitários prevalentes na comunidade, dos mecanismos patogênicos, recursos diagnósticos e meios de prevenção, subsidiando o estudo dos casos da sessão tutoral e as atividades de propedêutica médica, previstos no semestre.
Construção processual e justificada do aprendizado do Exame Físico, servindo juntamente com a anamnese como base de informações ao atendimento médico; além da compreensão da importância dos aspectos éticos e humanos envolvidos, e do significado dessa etapa no estabelecimento da relação médico-paciente.
Estudo das dimensões intersubjetivas da relação médicopaciente, das manifestações emocionais envolvendo o profissional de saúde e o paciente, da normalidade e alterações psíquicas da pessoa portadora de doença, personalidade normal e patológica, correlação de aspectos psico-sócio- -familiares das doenças, reconhecimento de necessidade de suporte psicológico e/ou psiquiátrico em atenção médica.
Introdução à prática de promoção da saúde e controle de doenças e agravos prevalentes na comunidade. Estudo sobre a Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase na organização e funcionamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no SUS. Inserção do estudante em práticas de promoção da saúde de Unidades de Saúde da Família.
Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado, focando em transtornos mentais menores, psicologia e humanismo.
Introdução ao estudo da Imunologia. Estudo dos mecanismos gerais da resposta imune. Estudo dos processos da imunidade inata e adaptativa a agentes virais, microbianos e parasitários. Aprendizado dos processos patológicos gerais e da patologia específica de órgãos e sistemas. Estabelecimento de relação entre os aspectos imunológicos e patológicos dos estados de doença fundamentando a prática assistencial e o estudo de casos.
Conceito de Psicopatologia. Evolução do conhecimento psicopatológico. Critérios de normalidade e causalidade psíquicas. Etiologia dos ranstornos mentais. Anamnese clínicopsíquica. Transtornos das funções psíquicas. Instâncias psíquicas. Exame do estado mental: consciência, atenção, orientação, sensopercepção, memória, pensamento, afeto, linguagem, inteligência.
Particularidades semiológicas do recémnascido, da criança e do adolescente. Crescimento e desenvolvimento do ser humano. Aleitamento materno, introdução da alimentação complementar orientação alimentar da criança e do adolescente. Avaliação Nutricional, imunização da criança e do adolescente. Prevenção da morte súbita, de acidentes na infância e adolescência. Desnutrição, obesidade, anemias carenciais. Infecções de vias aéreas superiores na infância. Particularidades semiológicas do adulto e do idoso. Avaliação e condução das principais doenças atendidas com especial ênfase na atenção primária: Diabetes mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemias, Anemias, Obesidade, Infecções das vias aéreas superiores na comunidade e tabagismo.
Compreensão do ser humano, valorização da pessoa e constituição da medicina, mediante aportes da filosofia, artes e ciências humanas, tais como sociologia, antropologia, história, ciência política, psicologia e teologia. Cultura afrodescendente. Ensino de história e cultura afro--brasileira, africana e indígena. política de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais.
Conceito e lassificação dos agentes químicos quanto à origem e uso. Conceituação e caracterização de farmacocinética: absorção, vias de administração, distribuição, interações, eliminação e reações adversas. Conceituação e caracterização de farmacodinâmica: mecanismo de ação, tipos de inibição farmacológica. Estudo da terapêutica de pacientes conforme os casos das sessões tutorais e embasando a prática ambulatorial do semestre.
Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado e com foco em doenças genéticas.
Treinamento em Medicina Ambulatorial, através do acompanhamento supervisionado e orientado de pacientes em ambulatório especializado em Saúde Mental e em centros de atenção psicossocial, desenvolvendo capacidade para fazer diagnóstico e dar continuidade aos tratamentos instituídos por especialistas em pacientes egressos de outras instituições; participação em abordagens terapêuticas não medicamentosas (oficinas, grupos operativos e terapêuticos); visitação domiciliar; entrevistas com familiares, iniciação ao conceito de psiquiatria e sua posição no espectro das especialidades médicas; noções gerais de psiquiatria, do diagnóstico e classificação nosológica psiquiátrica; causalidade e iniciação à terapêutica em psiquiatria.
Compreensão dos princípios fundamentais da genética na formação e função das células, tecidos e seres vivos. Análise dos aspectos genéticos e seus mecanismos no organismo humano. Estudo dos componentes genéticos e ambientais das doenças mais frequentes na população. Compreensão dos métodos modernos de diagnóstico das doenças genéticas. Aplicação dos fundamentos da genética médica para diagnóstico, tratamento e prevenção das anomalias genéticas.
Aprendizado dos principais fatores associados ao cuidado cirúrgico peri- -operatório. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidados à saúde da mulher. Atendimento ambulatorial de pacientes em cirurgia e ginecologia com ênfase na prevenção e identificação das afecções mais prevalentes levandose em consideração a integralidade e promoção à saúde. Treinamento simulado e realização de procedimentos ambulatoriais e laboratoriais supervisionado nos cuidados de assepsia, no uso das barreiras de proteção, na instrumentação, em suturas simples, no curativo da ferida cirúrgica e na elaboração do relatório cirúrgico e ginecológico.
Estuda o processo saúde- -doença nas populações humanas, analisando a distribuição e os determinantes dos agravos à saúde, propondo medidas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e gerando indicadores para suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
Estudo dos agentes químicos de uso terapêutico, suas interações dinâmicas com os sistemas biológicos dos seres humanos e os riscos, benefícios, efetividade e custos associados, acompanhando e subsidiando os casos das sessões tutorais. Estudo da terapêutica de pacientes com cardiopatias, pneumopatias, endocrinopatias, nefropatias e uropatias, conforme os casos das sessões tutorais e embasando a prática ambulatorial do semestre.
Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado, no âmbito da saúde da mulher, cardiologia, nefrologia e pneumologia de crianças e adultos.
Treinamento teórico-prático em Pediatria Geral com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento do raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas e terapêuticas das doenças mais prevalentes na infância e adolescência. Aplicação dos programas de prevenção e promação da saúde da criança e da adolescência do Ministério da Saúde.
Particularidades semiológicas dos indivíduos com doenças clínicas com ênfase em Hematologia, Infectologia e Gastroenterologia. Abordagem da epidemiologia, fatores de risco, conhecimento e interpretação dos principais exames complementares na condução diagnóstica e terapêutica das doenças clínicas com ênfase em Hematologia, Infectologia e Gastroenterologia. Reconhecimento do papel da abordagem multiprofissional (nutrição, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia) na condução e no acolhimento ao paciente com doenças clínicas com ênfase em Hematologia, Infectologia e Gastroenterologia, não deixando de avaliar aspectos relacionados à dor, sofrimento e paliação no final da vida.
O processo do conhecimento e os princípios da investigação científica em Medicina. Reflexão sobre os diferentes tipos e desenhos de estudos na área da saúde. Caracterização dos elementos que compõem projetos de pesquisa. Estabelecimento de relações entre introdução, objetivos, justificativa e métodos. Apresentação dos conceitos éticos nas pesquisas envolvendo seres humanos e animais e suas resoluções. Elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Caracterização dos elementos pós textuais. Fundamentação das revisões de literatura: Orientações sobre instrumentos e estratégias de busca. Caracterização das Bases de Dados. Reflexão e discussão dos principais aspectos da Medicina Baseada em evidências.
Estudo dos aspectos clínicos relacionados a prevenção e tratamento das principais doenças benignas potencialmente cirúrgica do trato digestório, anexos e parede abdominal.
Visão de médico generalista, das condições fisiológicas e patológicas mais comuns da mulher durante o ciclo de vida, desde a infância ao climatério e pós-menopausa. Prevenção, diagnóstico e tratamento das principais afecções ginecológicas. Treinamento simulado e realização de procedimentos ambulatoriais e laboratoriais supervisionados das principais afecções ginecológicas.
Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado, com foco em obstetrícia, gastroenterologia, neurologia e ortopedia, para crianças e adultos.
Atividades teóricopráticas com treinamento supervisionado e orientado nos ambulatórios de pneumologia pediátrica, cardiologia pediátrica, endocrinologia pediátrica com atenção prioritária aos aspectos semiológicos e clínicos das patologias dos sistemas respiratório, cardiovascular e endócrino da criança e do adolescente. Desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, incluindo diagnóstico diferencial, exames complementares, condutas terapêuticas e preventivas das doenças respiratórios, cardiovasculares e endocrinometabólicas mais frequentes na faixa etária pediátrica: asma, síndrome do lactente sibilante, pneumonias complicadas, tuberculose pulmonar, pneumonias de repetição; dislipidemia , puberdade precoce, baixa estatura, Diabetes Mellitus tipo 1, hipertireoidismo, hipotireoidismo; avaliação da criança com sopro cardíaco, cardiopatias congênitas cianogênicas e acianogênicas, cardiopatia reumática, miocardites.
Iniciação às práticas de atendimento ambulatorial em clínica médica de adultos, com ênfase nas especialidades de Cardiologia, Pneumologia e Endocrinologia, direcionando as principais ações nas doenças mais prevalentes da atenção básica, com atendimento supervisionado, em Unidade de Saúde, com percepção das peculiaridades da propedêutica do adulto , aplicação de ações preventivas e programas de ações básicas do Ministério da Saúde, desenvolvimento do raciocínio clínico e capacitação para formulação diagnóstica dos problemas de saúde mais prevalentes na comunidade.
Discussão sobre as características da população de pesquisa, amostra, critérios de inclusão e de exclusão, instrumentos e procedimentos de coleta de dados e protocolos. Conhecimento sobre coleta, análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos. Aplicação de testes estatísticos. Discussão de resultados científicos. Detalhamento do funcionamento e organização da Plataforma Brasil e Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Conceituação de Plágio e suas implicações. Fundamentação das citações e referenciação.
Aprendizado dos principais fatores associados à assistência básica no atendimento em oftalmologia e otorrinolaringologia. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidados à saúde do adulto e criança nestas áreas. Atendimento ambulatorial de pacientes otorrinolaringológicos e oftalmológicos simples e patologias mais frequentes na comunidade. Diagnóstico precoce de afecções de maior morbidade e mortalidade, podendo encaminhar de forma precoce ao tratamento com o otorrinolaringologista ou oftalmologista. Atendimento ambulatorial de pacientes em otorrinolaringologia e oftalmologia, aplicando os conteúdos teóricos de anatomia, fisiologia e identificação das doenças abordadas nas aulas teóricas, associando-se ao aprendizado da correta semiologia, possibilitando o melhor desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, com noções básicas de tratamento e condutas em geral, levando-se em consideração a integralidade e promoção à saúde.
Estudo do Programa de Assistência Pré-Natal do Ministério da Saúde, através de prática assistencial a gestantes em unidades de saúde; desenvolvimento das habilidades semiológicas necessárias, compreensão da gestação, em seus aspectos fisiológicos, morfológicos, psicológicos e sociais; capacitação para a orientação das gestantes e implementação das ações necessárias para uma evolução satisfatória até o parto.
Introdução ao estudo de sentimentos, emoções, valores e propósitos de vida definem e se associam ou determinam qualidade de vida, adoecimento, mortalidade, longevidade.
Introdução à Medicina do Estilo de Vida. As competências do Médico em Estilo de Vida. Doenças relacionadas ao estilo de vida. Mudança de comportamento e saúde. Processos Clínicos em Medicina do Estilo de Vida. Saúde do médico e da saúde pessoal dos profissionais de saúde. Ciência Nutricional, Avaliação e Prescrição. Ciência e Prescrição de Atividade Física. Bem-Estar Emocional e Mental, Avaliação e Intervenções. Ciências da Saúde do Sono e Intervenções. Gerenciando a cessação do tabagismo e outras exposições tóxicas. O Papel dos Relacionamentos e Psicologia Positiva. Medicina Baseada em Evidências e Lifestyle Medicine.
Conhecimento e abordagem das doenças em neurologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica e nefrologia pediátrica com atenção prioritária aos aspectos semiológicos e clínicos das patologias dos sistemas nervoso, digestório e renal da criança e do adolescente. Desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, incluindo diagnóstico diferencial, exames complementares e condutas terapêuticas e preventivas das doenças que acometem estes sistemas, mais frequentes na faixa etária pediátrica: Convulsão febril, epilepsias, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, Transtornos do espectro autista(TEA), transtornos do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); Alergia à Proteína do leite de vaca, constipação intestinal, diarréia crônica, doença do refluxo gastroesofágico(DRGE), doenças pépticas; Síndrome nefrítica, síndrome nefrótica, hipertensão arterial sistêmica. Investigação de ITU recorrente, Insuficiência renal aguda.
Particularidades semiológicas dos indivíduos com doenças clínicas nos diversos órgãos e sistemas, mas com ênfase em Neurologia, Nefrologia e Reumatologia. Abordagem da epidemiologia, fatores de risco, , conhecimento e interpretação dos principais exames complementares na condução diagnóstica e terapêutica das doenças clínicas com ênfase em Neurologia, Nefrologia e Reumatologia. Reconhecimento do papel da abordagem multiprofissional (nutrição, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia) na condução e no acolhimento ao paciente com doenças clínicas com ênfase em Neurologia, Nefrologia e Reumatologia, não deixando de avaliar aspectos relacionados à dor, sofrimento e paliação no final da vida.
Desenvolvimento supervisionado e orientado do trabalho de conclusão do curso. Descrição das principais normas de formatação. Aplicação de técnicas de redação científica. Planejamento e estratégias de aprendizado prático e aplicado à construção de trabalho científico. Incentivo a demonstração de ações roativas e independentes que favoreçam o desenvolvimento de um trabalho científico na área de Medicina.
Treinamento teórico-prático em Urologia e ortopedia (pacientes adultos e crianças), com atenção prioritária aos aspectos semiológicos e clínicos do sistema urinário e osteomuscular. Desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, com noções básicas do tratamento e condutas em geral, incluindo exames complementares usados na abordagem dos problemas mais frequentes na comunidade.
Particularidades semiológicas do indivíduo com doenças oncológicas. Abordagem da epidemiologia, fatores de risco, biologia e genética do câncer. Conhecimento e interpretação dos principais exames complementares na condução diagnóstica e terapêutica das doenças oncológicas. Avaliação e condução clínica e cirúrgica das principais doenças oncológicas, também com abordagem multiprofissional (nutrição, fisioterapia. Condução no acolhimento ao paciente com dor, sofrimento e paliação no final da vida.
Particularidades dos exames de imagem dos indivíduos com doenças nos diversos órgãos e sistemas. Bases físicas das radiações do diagnóstico por imagem: radiologia convencional; ultrassonografia; tomografia computadorizada; ressonância magnética. Diagnóstico por contração e vasos da base. Diagnóstico por imagem em aparelho respiratório, caixa torácica; pulmões; pleura; mediastino. Diagnóstico por imagem abdômen e retro peritônio: pâncreas; fígado e vias biliares; baço; rins e vias urinárias; tubo gástro entérico. Diagnóstico por imagem sistema músculo esquelético. Diagnóstico por imagem ossos e articulações. Diagnóstico por imagem em ginecologia e obstetrícia. Diagnóstico por imagem em sistema nervoso.
Visão contemporânea sobre os fundamentos da inclusão e a ressignificação da educação especial. Usos da linguagem de movimentos, gestos, comunicação e expressão possível por meio do corpo. Propriedades das línguas humanas e as línguas de sinais. Tradução e interpretação em libras. Noções e aprendizado básico da LIBRAS.
Visão de médico generalista sobre as condições fisiológicas e patológicas mais comuns da saúde do adolescente durante o ciclo de vida. Saúde e Sexualidade como “descoberta, construção e busca”, numa perspectiva bio-psicosociocultural. Prevenção, diagnóstico e tratamento das principais afecções do adolescente e sua sexualidade. Estudo sobre as violências das várias ordens que cercam a vida do adolescente e que interferem na saúde, nas relações e comportamentos sexuais. Desenvolvimento da sexualidade no ciclo vital (adolescentes e adultos) nos aspectos biológicos, emocionais e psicológicos.
Introdução ao estudo do mercado de trabalho e do gerenciamento da carreira médica. Filosofia, Ética e Desenvolvimento Humano.
Atividades teóricas, discussão de casos e treinamento em estações de simulação realística, preparando o aluno para o atendimento de emergência clínica e psiquiátrica da criança, adolescente e adulto em sofrimento agudo. Acompanhamento da sua evolução durante a permanência no serviço de emergência e pronto atendimento, com aprendizado da propedêutica apropriada ao atendimento de emergência com desenvolvimento do raciocínio diagnóstico e terapêutica apropriada para as seguintes situações: Parada cardiorrespiratória( suporte básico e avançado de vida), Insuficiência respiratória aguda, choque hipovolêmico, hemorrágico e cardiogênico, sepse, anafilaxia, intoxicações exógenas, infarto agudo do miocárdio, assistência ao trauma, distúrbio Hidroeletrolítico e ácido básico, mal convulsivo, acidentes vasculares cerebrais . Fluxo de atendimento em emergências psiquiátricas e estrutura mínima de um serviço de emergência em saúde mental para crianças, adolescentes e adultos, emergências neurológicas para o psiquiatra, emergências no uso e abuso de substâncias, protocolos e diretrizes aplicados às emergências psiquiátricas em crianças, comportamento suicida em crianças, adolescentes e adultos, tratamento farmacológico da esquizofrenia e transtorno bipolar.
Redação final do trabalho de conclusão de curso. Capacitação para apresentação e discussão de trabalhos científicos. Capacitação para delimitação, problematização e síntese dos achados sobre um tópico escolhido, bem como para apresentações e discussões científicas. Preparação de manuscritos para publicação, além de processos de submissão e revisão.
Estudo dos aspectos legais do exercício da medicina e de perícias médico-forenses.
Estudo da legislação em vigor que regulamenta a prática médica, as obrigações médicas legais e os direitos médicos, em conexão com as atividades práticas deste semestre e subsidiandoas. Discussão de temas que despertam controvérsias no âmbito da ética médica, e de questões legais e penais, desenvolvendo o senso crítico e a responsabilidade para o desempenho da profissão médica.
Treinamento supervisionado da prática médica nos níveis de atendimento pré-hospitalar e de urgência/emergência cirúrgica e obstétrica. Treinamento no atendimento da gestante em trabalho de parto - na admissão ao hospital, o acompanhamento da gestante no período de trabalho de parto, com monitorização do feto, o acompanhamento do parto natural em centro obstétrico, os primeiros cuidados ao recémnascido e a orientação da uérpera sobre lactação e amamentação. Compreensão do trabalho de parto em seus aspectos psicoemocionais e fisiológicos. O aprendizado em urgências e emergências cirúrgicas será fundamentado no cuidado direcionado e escalonado ao paciente cirúrgico crítico, para promover sua estabilização e posterior encaminhamento para o tratamento definitivo. Sistematização de condutas e treinamento de habilidades no atendimento das urgências e emergências, com ênfase nos aspectos do diagnóstico e tratamento direcionados.
Treinamento teórico-prático em Medicina Ambulatorial em Clínica Médica no âmbito da assistência em ambulatório, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e da semiologia, raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas e nas terapias farmacológicas e não farmacológicas, incluindo paliação, cuidado no final de vida, manejo da dor e interação multiprofissional de adultos com enfermidades agudas e crônicas de tratamento ambulatorial. Definir, identificar, avaliar e tratar as doenças clínicas mais relevantes epidemiologicamente, levando em consideração o contexto do Brasil e do Sistema Único de Saúde na medicina ambulatorial.
Treinamento supervisionado do interno em uma unidade de saúde da família, atuando na área de responsabilidade do médico da equipe e participando de toda a programação semanal, incluindo acolhimento, Atendimentos ambulatoriais, visitas domiciliares, grupos operativos, reuniões de equipe e atividades de promoção da saúde na comunidade.
Treinamento supervisionado do interno no atendimento a pacientes com transtornos mentais e doenças psiquiátricas, em CAPS e em hospital psiquiátrico.
Treinamento supervisionado do interno no atendimento a pacientes em situações de agravo agudo à saúde em unidades de urgência e emergência e no atendimento pré-hospitalar.
Treinamento teórico-prático em Cirurgia Geral no âmbito da assistência em enfermaria, ambulatórios e centro-cirúrgico, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento do raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas, terapêuticas e acompanhamento até a alta hospitalar de paciente portadores de doenças potencialmente cirúrgica de média e alta complexidade.
Atividades práticas sob supervisão em vários cenários de ensino-aprendizagem, além de atividades teóricas, permitindo a evolução do conhecimento, com visão generalista na área de Assistência Integral à Saúde da Mulher, dando ênfase na Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Prognóstico das principais afecções Ginecológicas, além do exercício contínuo dos princípios da Ética Médica. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidado
Atividades práticas sob supervisão em vários cenários de ensinoaprendizagem, além de atividades teóricas, permitindo a evolução do conhecimento, com visão generalista na área de Assistência Integral à Saúde da Gestante, dando ênfase na Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Prognóstico das principais afecções Obstétricas, além do exercício contínuo dos princípios da Ética Médica. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidados à saúde da gestante.
Treinamento teórico-prático em Clínica Médica no âmbito da assistência em ambulatório e atendimento intrahospitalar, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento da semiologia, raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas e nas terapias farmacológicas e não farmacológicas, incluindo paliação, cuidado no final de vida , manejo da dor e interação multiprofissional de adultos com enfermidades agudas e crônicas. Definir, identificar, avaliar e tratar as doenças clínicas mais relevantes epidemiologicamente, levando em consideração o contexto do Brasil e do Sistema Único de Saúde.
Treinamento teórico-prático em Pediatria Geral no âmbito da assistência em enfermaria de pediatria geral e ambulatórios pediátricos, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento do raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas, terapêuticas e acompanhamento até a alta hospitalar de crianças e adolescentes agudamente enfermos com critérios para internamento hospitalar. Discussão das seguintes patologias: Bronquiolite viral guda, pneumonias e suas complicações, crise aguda de asma, cetoacidose diabética, adenomegalias na infância, infecção do trato urinário, Leishimaniose visceral, síndrome torácica aguda no paciente portador de doença falciforme, aplasia medular, leucemias, tumores abdominais, insuficiência cardíaca congestiva, febre reumática, diarreia aguda.
Palestras, simpósios, estágios extracurriculares e monitorias.
Doutora em Medicina e Saúde Humana pela EBMSP. Pós-graduada em docência do ensino superior. Titulada em Pediatria e Pneumologia Pediátrica pela SBP e SBPT. Early Nutrition Especialist (ENS), pela Ludwig Maximilians University Munich (Alemanha). É Coordenadora Acadêmica geral da Medicina Zarns, além de professora de Especialidades Pediátricas I: Pneumologia Pediátrica e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) na Medicina Zarns. Possui MBA em Gestão hospitalar. Drª Luciana ainda atua como pediatra diarista do Hospital Geral do Estado no Centro de Terapia de Queimados.
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