Quem nunca passou por um perrengue no simulador realístico enquanto o professor salva a vida de um brother, não sabe o que é viver fortes emoções. É que o SimMan já está há tanto tempo em nosso dia-a-dia que a gente já o considera um parceiro leal. É imperdoável ouvir no monitor os sinais vitais dele em uma linha, mesmo sabendo que logo depois, ele estará pronto para outra.
O SimMan é um simulador de paciente durável criado pela Laerdal para treinamento de simulação de alta qualidade. Nos treinamentos usando o SimMan, é possível combinar perfeitamente a necessidade de identificar áreas de melhoria de habilidades para indivíduos, bem como aquelas essenciais para que uma equipe funcione em conjunto, como comunicação, comportamento e liderança.
O simulador está há um tempo fazendo parte da Medicina FTC. E não dá para negar que ele chama atenção quando passamos pelo famoso corredor da Medicina e lá está ele rodeado de alunos aprimorando suas habilidades no gerenciamento de vias aéreas, respiração, coração e circulação.
P.S.: Vale ressaltar que o SimMan foi um dos aliados na educação médica durante a pandemia de Covid-19. Ou seja, um parceiro para toda hora!
Treinar em um simulador realístico, além de proporcionar segurança na hora do atendimento ao paciente, ainda proporciona uma experiência ampla, já que permite tentativas dos procedimentos mais críticos. Como a prática leva à perfeição, as possibilidades de errar e acertar, ajudam a entender os riscos sem expor um paciente real. Tudo isso faz com que o profissional saia ainda mais preparado para as adversidades que a Medicina pode esperar.
E aí? Conta pra gente, qual foi a melhor experiência que você já teve com o SimMan aqui na Medicina FTC?