A medicina é uma área de trabalho interdisciplinar. E disso a gente já sabe, né? Uma das áreas que podem chegar como aliadaa é a Farmácia. Vamos relembrar alguns momentos em que as duas áreas se juntam em prol da resolução de enfermidades.
Pois é! Médico que é médico tem que saber muito bem qual remédio vai receitar para seus pacientes. Algumas vezes, uma medicação errada pode levar a uma piora no quadro ou à morte. Por isso, estar atento às composições e o que fazer em cada situação é essencial na hora de lidar com a saúde e a vida das pessoas.
Por isso, a disciplina de Farmacologia é tão importante para a formação médica. Na Medicina FTC, o estudante de medicina tem duas disciplinas, com 80h de carga horária cada, no 3º e 4º semestres (Farmacologia e Farmacologia Clínica). E o conhecimento farmacológico do médico do futuro é testado constantemente durante os estudos dos casos clínicos nas Sessões Tutorais.
Saiba mais sobre a grade curricular e as disciplinas do curso.
É claro que se você está se formando em Medicina, vai ter que saber prescrever os remédios. Por isso, a farmacologia vai estar TODOS os dias lhe acompanhando no trabalho (e bem provável que frequentemente na vida, afinal, ninguém é de ferro). Por isso, prepare o carimbo e a assinatura e mantenha-se sempre atualizado sobre as novidades da farmacologia.
E por último, mas não menos importante, temos o momento em que as profissões se unem em uma só. #DeuMatch. Quando o farmacêutico pega toda a sua experiência e leva para a medicina é óbvio que vai dar certo: primeiro, porque Farmácia é uma área que super aliada da Medicina. Segundo que o profissional terá um conhecimento ainda mais amplo da farmacologia enquanto médico, tendo conhecimentos mais aprofundados sobre o assunto. E terceiro que, como ele já sofreu o suficiente com os pacientes questionando a letra do médico, ele vai ter a consciência de escrever de forma legível para poupar o tempo dos antigos (e novos) colegas.
Brincadeiras à parte, a gente, daqui, só vê vantagens. E vocês?