Aula intitulada Conselhos de Medicina faz parte do conteúdo da disciplina Deontologia e Ética Médica
Os alunos do oitavo semestre da Faculdade Zarns Salvador participaram no último sábado (17) da aula "Conselhos de Medicina" com a colaboração de membros e ex-membros do Conselho Federal de Medicina. A atividade fez parte do conteúdo da disciplina Deontologia e Ética Médica, ministrada pelo professor Bruno Gil. Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de entender melhor o trabalho do CFM, bem como tirar dúvidas de como atua um médico conselheiro.
Além de enriquecer o conteúdo da disciplina com exemplos reais, a atividade também teve o objetivo de dar autonomia ao estudante no processo de ensino. “O fato de ter a presença de conselheiros de diferentes períodos e legislaturas, dá ao aluno uma visão maior de como funciona o trabalho do CFM. Ao questionar e tirar dúvidas com profissionais com atuações diversas, o estudante consegue ver na prática o conteúdo que já foi ensinado teoricamente em sala de aula”, pontua o professor Bruno Gil.
Para o conselheiro Wagner Ribeiro, o evento também foi uma importante oportunidade dos estudantes mudarem a forma de enxergar o trabalho do conselho. “Na aula os alunos puderam, com os relatos reais, desmistificar a ideia de que o conselho atua só para punir o médico, quando na verdade ele age ao lado do profissional, protegendo-o em situações de desprestígio, por exemplo”, destacou.
“A aula ampliou o horizonte do conhecimento de nós estudantes, fornecendo não só conhecimento puramente biológico, mas também ético, jurídico e burocrático, ajudando na formação de profissionais não somente para atuar na assistência médica direta, mas também sabendo dos seus direitos e deveres como profissional e membro do CRM”, afirmou a estudante Yasmim Cardoso.