A Medicina Zarns é uma das recordistas em número de Ligas Acadêmicas associadas à ABLAM (Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina). É nesse sentido que buscamos cada vez mais concretizar a prática como pilar da instituição.
A participação das nossas ligas nas disciplinas de Práticas Médicas, além de valorizar suas ações, representa uma inovação pedagógica que enriquece a formação médica, unindo teoria e prática de maneira eficaz. Estes grupos de estudantes competentes, motivados e engajados e sob a orientação de profissionais experientes, proporcionam um ambiente rico para o desenvolvimento de habilidades médicas para os alunos mais jovens.
No último sábado (09), aconteceu no campus da Medicina Zarns a 2ª edição do Gynecology Experience. O evento uniu a Liga LAGO (Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia) da Zarns à disciplina de Práticas Médicas 2, resultando assim, em uma experiência inovadora para os estudantes.
No sábado antes desse, dia 24 de fevereiro de 2024, também tivemos o evento Surgery Experience. Os alunos puderam mergulhar em técnicas de sutura - utilizando de pele sintética - além de, aprender sobre os instrumentos e conhecer a estrutura e funcionamento do centro cirúrgico. Ainda, puderam conhecer como vestir as roupas de forma a nao contaminar a sala. O evento foi bastante enriquecedor, oferecendo aos alunos a verdadeira experiência cirúrgica.
Nos eventos, os estudantes puderam entrar em contato com a prática nos campos da Ginecologia e da Cirurgia. A ideia de ensino-aprendizagem tem se tornado cada vez mais central para a formação de médicos responsáveis, éticos e que são capazes de adquirir todas as competências sociais e acadêmicas necessárias para atuar no campo.
Este modelo de ensino colaborativo amplia as oportunidades de aprendizado prático, permitindo que os alunos vivenciem simulações realistas, participem de oficinas, discutam casos clínicos e se envolvam em pesquisas, aplicando conhecimentos teóricos em cenários práticos e melhorando habilidades diagnósticas e procedimentos cirúrgicos.
Em síntese, a colaboração entre disciplinas médicas e ligas acadêmicas enriquece significativamente o processo educativo, oferecendo um aprendizado dinâmico que prepara os futuros médicos para os desafios da prática clínica e para o compromisso com a saúde da população.
A coordenação do curso da Medicina Zarns parabeniza as ligas acadêmicas pelo excelente trabalho realizado.
Confira mais no vídeo a seguir: