Estudantes e professores da Faculdade Zarns, através do Grupo de Pesquisa em Educação na Saúde (GPEDUCS), apresentaram trabalhos no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado em Natal (RN).
Considerado um dos maiores eventos do país na área, o COBEM reúne acadêmicos, docentes, profissionais de saúde e gestores para discutir os rumos e desafios da formação médica no Brasil.
Neste ano, eles tiveram a oportunidade de vivenciar intensamente as trocas de experiências e os aprendizados que surgem em atividades como pôsteres comentados, apresentações orais, mesas redondas e simulações práticas.
Mais do que participar, nossos estudantes assumiram um papel ativo, levando os resultados de suas pesquisas, contribuindo para o diálogo sobre os novos paradigmas da educação médica no país.
Isso reafirma o compromisso da instituição em formar profissionais preparados não apenas para exercer a Medicina, mas também para produzir conhecimento e contribuir significativamente com os avanços na área da saúde.
Bianca Tavares, aluna do sétimo semestre da Zarns Salvador, destacou a emoção de participar do congresso apresentando os trabalhos desenvolvidos pelo GPEDUCS. “Trouxemos pôsteres simples e comentados, frutos de todo um processo de debates e produção em grupo. O mais legal é perceber que nossas opiniões importam, que nossos trabalhos têm relevância e que podemos contribuir para mudar essa realidade”, afirmou.
Isso reflete um sentimento comum: o reconhecimento de que a pesquisa e a extensão são caminhos fundamentais para uma formação médica mais sólida e transformadora. Estar no COBEM não foi apenas uma oportunidade de apresentar resultados, mas também de ocupar espaços de escuta e diálogo que dão protagonismo aos futuros médicos.
Esse envolvimento direto reforça a proposta pedagógica da Zarns, que incentiva seus alunos a assumirem o papel de agentes ativos no processo de aprendizagem, valorizando o desenvolvimento acadêmico aliado ao senso de responsabilidade social.
A experiência vai além da teoria. José Vitor Antunes Leite ressaltou a relevância das práticas vivenciadas durante o evento: “Participamos de simulações de atendimento em emergência, de procedimentos de exames, além de mesas redondas que ampliam nossa visão sobre a residência médica e sobre como anda a educação médica no Brasil contemporâneo”.
Ao unir conhecimento científico, prática e reflexão, o congresso permite que os estudantes compreendam de forma mais ampla os desafios da profissão, fortalecendo sua preparação para enfrentar situações reais no futuro.
Já Márcio Igor Santos ressaltou as reflexões críticas sobre a formação médica no país que são geradas a partir de eventos como esse: “A formação médica no Brasil apresenta várias lacunas a serem preenchidas, mas também pontos que merecem ser celebrados. Esse congresso é fundamental para discutirmos essas pautas e buscarmos cumprir as competências previstas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)”.
Com isso, chegamos a um aspecto essencial da importância de viver ambientes e experiências como essa: a necessidade de alinhar a formação acadêmica às demandas contemporâneas da sociedade e do sistema de saúde.
O COBEM, nesse sentido, não é apenas um espaço de troca de conhecimento, mas também de construção coletiva de soluções que podem fortalecer a educação médica.
A presença da Zarns nesse debate demonstra o compromisso da instituição em contribuir para esse processo. Ao incentivar a participação de seus alunos em eventos nacionais, a faculdade reafirma sua missão de ser um polo de excelência na formação de médicos críticos, éticos e socialmente comprometidos.
Luciana Santos, aluna da Faculdade Zarns, destacou o papel da instituição como incentivadora da pesquisa e da extensão. “Mais uma vez, a Faculdade Zarns se destaca como instituição que apoia e valoriza a educação médica. Agradeço em nome de todo o grupo pela oportunidade”, declarou.
Esse reconhecimento reforça a relevância da participação no COBEM não apenas para o crescimento individual de cada estudante, mas também para o fortalecimento da instituição como referência em inovação e qualidade no ensino médico no Brasil.
Ao marcar presença em um dos mais prestigiados congressos da área, a Faculdade Zarns mostra sua convicção no protagonismo estudantil e na importância de integrar ensino, pesquisa e extensão.
A trajetória construída no COBEM 2025 é, sem dúvida, um marco para a Faculdade Zarns. E para os estudantes, professores e pesquisadores que participaram, fica a certeza de que cada passo dado nesse congresso é também um passo em direção a um futuro mais humano, inovador e comprometido com a saúde da população.