A nova coordenadora da Faculdade Zarns Salvador, Luciana Sobral, defendeu recentemente sua tese de doutorado em Medicina e Saúde Humana na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil. De título: Determinantes Clínicos e Epidemiológicos Da Tuberculose e das Perdas na Cascata de Cuidados Entre Crianças e Adolescentes em Contato com Casos de Tuberculose Pulmonar no Brasil. A temática discute a importante questão da tuberculose, sobretudo, em relação a crianças e adolescentes.
Luciana tem título de Especialista em Pneumologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. A tuberculose, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.
A tese da professora ganhou prêmio de Melhor Tese do Curso de Doutorado em Medicina e Saúde Humana, sob a orientação do Prof. Dr. Bruno de Bezerril Andrade, coordenador de Pós-graduação da Clariens Educação.
Fruto da sua pesquisa de doutorado, Luciana publicou o artigo acadêmico de título: Determinants of losses in the tuberculosis infection cascade of care among children and adolescent contacts of pulmonary tuberculosis cases: A Brazilian multi-centre longitudinal study (em tradução livre: Determinantes das perdas na cascata de atendimento da infecção tuberculosa entre crianças e adolescentes comunicantes de casos de tuberculose pulmonar: um estudo longitudinal multicêntrico brasileiro). O texto retrata a partir do cenário de aproximadamente 10% dos casos de tuberculose se dar em crianças, a necessidade de avaliar a cascata de cuidados entre contatos de crianças e adolescentes com tuberculose para identificação de fatores associados a perdas nessa.
Confira o artigo completo em: Determinants of losses in the tuberculosis infection cascade of care among children and adolescent contacts of pulmonary tuberculosis cases: A Brazilian multi-centre longitudinal study - The Lancet Regional Health – Americas