Toda área profissional tem um espaço para empreender. E a Medicina é um terreno fértil para quem quer comandar o próprio negócio. Se você não faz nem ideia de como começar a empreender na área médica, nós separamos algumas dicas nesse texto.
Empreender não é a sua? Tudo bem também. Mas é importante lembrar que, exceto a galera concursada e de CLT, é normal que médicas e médicos sejam um pouco empresários de si mesmos. Seja atuando no seu consultório ou sendo contratado por outras clínicas 🙂 E aí é importante dominar técnicas para melhorar relacionamento com seu público, prospectar novos clientes, gerir suas finanças e muito mais.
Por isso, a Medicina FTC já inclui Gestão e Empreendedorismo em nossa Matriz Curricular. Não é o máximo? Queremos formar profissionais completos, que entendam a carreira em suas mais variadas vertentes.
"O médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe.
Abel Salazar"
Se você já é estudante de medicina (ou de outro curso de saúde que precise aprender sutura) certamente já ouviu falar na pele sintética da Suture Skin. O produto foi idealizado dentro da Medicina FTC pelo então aluno, Daniel Boczar. O empreendedorismo do médico rendeu nada mais, nada menos, que a lista Under 30 da Forbes de 2019.
Bom, esse é o tipo de empreendimento que você quer se manter bem longe, né? Então, leia com calma as nossas dicas.
1 - Empreenda na especialidade que você escolher para a vida
Não existe uma especialidade melhor que a outra. Mas existe aquela que vai te fazer mais feliz. E, consequentemente, vai fazer você depositar mais energia e mais fôlego! A longo prazo, você também vai ter menos vontade de desistir de algo que gosta genuinamente.
2 - Organize suas finanças
A gente sabe que a Medicina é uma das profissões mais rentáveis. Mas se deseja ter uma empresa próspera, é preciso se organizar. Uma dica super importante é separar finanças pessoais das finanças da empresa. Inclusive, é bom lembrar que o lucro do seu negócio não é o seu salário, hein? Pense em capital de giro, reservas para possíveis crises e afins.
3 - Defina o posicionamento da sua empresa
Se você quer crescer, precisa ser visto. Para ser visto de verdade, você precisa consolidar a sua marca. A melhor forma de fazer isso é definindo um posicionamento. O que o seu negócio quer proporcionar ao paciente/cliente? Ah! E lembre-se: empresas com responsabilidade social são melhores vistas no mercado 😉
4 - Comece a pensar na sua empresa ainda cedo
Uma ideia amadurecida tende a dar certo mais rápido e de forma mais segura. Mas, por onde começar? Bom, se você sabe por onde ir, sabe que pode escolher a Medicina FTC, que já te prepara para o mercado e o empreendedorismo enquanto você ainda está na graduação. Ou, se você já passou da graduação e ainda quer se dedicar, você pode buscar alguns cursos de MBA em Empreendedorismo.
-------------------------------------------------------------------------------------------
A Medicina FTC e a Medicina Unesulbahia estão com inscrições abertas. Se você sabe aonde quer chegar, sabe por onde ir. Inscreva-se já! https://medicinaftc.com.br/formas-de-ingresso