Quem não conhece a fama da carreira médica com certeza fez o ensino médio errado. A verdade é que, o curso mais concorrido entre os vestibulandos, é o sonho de muita gente - e a gente entende, quem não quer ajudar pessoas a melhorarem suas vidas, saúde e promover bem-estar?
Bom, uma profissão tão nobre, com um mercado de trabalho sempre de braços abertos e com remuneração digna realmente não é de se jogar fora. Mas, quem foi que disse que apenas a primeira leva da geração alpha tem espaço na medicina? Se você é de qualquer outra geração anterior e ainda tem o sonho de ser médico, mas já fez uma outra graduação, a medicina do futuro também é para você.
E quer saber mais? Ainda tem muitas vantagens em ser um médico com outra graduação. Se liga aqui nas 7 vantagens em ser um médico com duas graduações.
Você que já é da área e já sabe de muita coisa sobre cuidados com a saúde. Seus dias sem ser médico estão contados. É que com todo o conhecimento de causa que você tem, você certamente vai tirar a Medicina de letra e vai ser um médico MUITO completo. Afinal de contas, interprofissionalismo na medicina já é essencial, imagina num profissional só?
Enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e muitas outras profissões podem encontrar na Medicina uma forma de ampliar sua atuação já nas suas áreas. Um enfermeiro pode querer ser um médico da família e comunidade, uma fisioterapeuta pode querer ampliar sua atuação como ortopedista, dentistas podem virar otorrino, e nutricionistas, podem atuar como nutrólogas. Mas isso não é uma regra. A medicina pode te surpreender tanto, que enquanto você conhece uma outra especialidade, seja amor à primeira vista. Você só vai saber se tentar, né?
Não tem como negar que profissionais que já têm uma graduação têm mais experiência e bagagem e acabam, por esta experiência, aproveitando melhor o que a graduação tem para oferecer. Acabam dando uma atenção maior à pesquisa, às práticas, às tecnologias e aos diferenciais que as instituições têm para oferecer.
Vinicius Lima, aluno do 10º semestre da Medicina UniFTC veio da engenharia. Apesar de parecerem áreas distintas, Vinicius aproveitou a pesquisa que já desenvolvia na área anterior para continuar desenvolvendo pesquisa na área de inteligência artificial, estudando sobre redes neurais. Junto com o professor da Medicina UniFTC, Kiyoshi Fukutani, ele desenvolveu um trabalho de iniciação científica fazendo uma meta análise genômica de células periféricas sanguíneas de pacientes infectados com tuberculose e HIV.
Viu só como ter um conhecimento prévio te faz alcançar objetivos e desenvolver habilidades com muito mais facilidade?
A medicina sempre estará em alta. Isso porque somos humanos, não máquinas, e sempre vamos estar expostos a coisas (inclusive desconhecidas) que podem interferir em nossa saúde. Lembrando que, existem 55 especialidades médicas reconhecidas no Brasil, sempre vai haver um espacinho para você. E se você não quiser seguir a clínica médica, bem, você ainda pode seguir a carreira de pesquisadora ou pesquisador, ou ainda de professor.
É só colar com a gente, que a medicina é como coração de mãe: sempre cabe (e precisa de) mais um.
Na área médica existem constantes mudanças. Tudo vai depender muito do que está acontecendo no momento. Se pararmos para pensar, após a pandemia da Covid-19, você certamente ouviu falar muito mais de imunologistas e virologista, bem mais do que em ginecologistas que estão aí no mercado porque, bem, mulheres precisam de ginecologistas SEMPRE.
As tendências mudam de acordo com o que está chamando atenção no mundo. Uma nova alergia, um aumento nos casos de câncer, um surto de conjuntivite…Como o mundo se movimenta é o que dita como as coisas estarão.
Além disso, as novas descobertas no mundo da saúde e da tecnologia também mudam as tendências e o mercado de trabalho. Então, se você quer mesmo ser médico, é bom encontrar uma instituição que te prepare para lidar com tecnologias avançadas, tipo a Medicina UniFTC 😉
Não reduzindo a capacitação dos profissionais de primeira viagem. Afinal de contas, a capacitação do profissional vai muito mais sobre seu empenho durante a formação. A questão é que quem já passou por uma graduação está mais atento aos detalhes, está acostumado ao ritmo da graduação e aos perrengues que pode encontrar. Isso faz com que a experiência dos alunos em segunda graduação facilitem o processo. O que é bom também para os colegas que estão fazendo a primeira graduação e podem compartilhar experiências.
Imagine que você vai contratar os serviços de uma pessoa e que exista duas pessoas a sua disposição, uma delas tem experiência em A e a outra tem experiência em A e B, já que antes de ser formada em A, adquiriu conhecimentos na área B. A área B é, também, muito interessante para o seu serviço. Você certamente escolheria a pessoa com maior experiência, certo?
Assim funciona também o mercado de trabalho. É por isso que quem tem mais experiência sai na frente, com um currículo muito mais competitivo.
Para além de todas as vantagens no mundo do trabalho, uma das mais importantes vantagens em fazer a sua segunda graduação em medicina é estar realizado pessoal e profissionalmente. Afinal de contas, ninguém merece trabalhar com algo que não ame, não é mesmo?
Por isso, se fazer medicina é o seu sonho, se dê uma segunda chance e faça a sua segunda graduação numa instituição que preza pela melhor formação para você e que está pronta para te transformar num médico do futuro para ser a melhor opção no mercado de trabalho.