No último mês, alunos e egressos da Faculdade Zarns Itumbiara, em conjunto com nossos professores, fizeram a publicação do livro “Casos clínicos do internato: uma abordagem prática”.
A obra relata as diversas experiências vividas pelos estudantes durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório, atendendo casos reais durante um ano, podendo colocar à prova tudo o que aprenderam durante os anos de formação na faculdade e se preparar para o que verão enquanto médicos no futuro.
O professor Rogério Pacheco, responsável por operacionalizar a publicação, conta que a ideia surgiu quase que naturalmente, como forma de potencializar o aprendizado dos estudantes e fortalecer seu desenvolvimento profissional. “A ideia vem a partir do momento que percebo a possibilidade de transformar as vivências dos meus alunos do internato em conhecimento para os alunos que estão no ciclo básico e no ciclo clínico”, conta.
As situações clínicas vão desde casos mais simples até atendimentos que demandam maior complexidade, refletindo a riqueza do aprendizado na prática médica, além de servir como inspiração para futuros médicos e contribuir para a disseminação do conhecimento na área de saúde.
O projeto levou cerca de dez meses entre a concepção a publicação. No início, os estudantes se mostraram um pouco resistentes à ideia, mas foram se abrindo à possibilidade conforme foram observando a evolução do trabalho. “Eles foram vendo que o livro ia dar certo, que seria algo que contribuiria com a trajetória deles na área”, conta Rogério.
Segundo a Coordenação Pedagógica do Internato, a publicação deste material representa uma contribuição significativa para o ensino médico. “Esta obra nasce do compromisso com a educação médica de excelência e o avanço da ciência. Cada caso selecionado reflete não apenas o conhecimento técnico, mas também a dedicação dos alunos e preceptores em transformar vivências em aprendizado compartilhado."
Apesar de ter havido uma pequena tiragem para impressão na primeira leva, não demorou muito tempo para que houvessem mais pedidos para novos livros físicos. “Para pôr na estante, mostrar para a família. O nome ali no livro é algo eterno, não vai desfazer nem acabar. E é um motivo de orgulho, né, quando você chega ali e fala ‘aqui pai e mãe, olha o livro que nós organizamos lá na instituição’, isso é muito bacana”, afirma.
A recepção foi bastante positiva, com o livro recebendo diversos elogios dentro da comunidade acadêmica. E já há uma segunda edição em andamento, sendo produzida, com a intenção de tornar este trabalho uma coletânea. “É importante porque isso pode potencializar quem está lá no Rio de Janeiro, no Acre, é algo que não é restrito apenas à comunidade ZARNS, é para quem quiser ter acesso, conhecer os casos e ver o que predomina aqui na região, por exemplo”, conta Rogério.
O livro está disponível para baixar gratuitamente no site da Editora Schreiben, responsável pela publicação. Também é possível realizar o download da publicação através deste link.