Estudantes de Medicina já entram na faculdade pensando no Internato. Sobretudo os mais emocionados. Em qual campo de prática vai atuar? Como será o dia-a-dia em um hospital de verdade? Como é a sensação de salvar uma vida? Quando começa o internato?
São muitas dúvidas, né? Por isso, vamos tentar responder algumas delas nesse texto.
Internato é o nome dado para estágio obrigatório da Medicina. Assim, todas os estudantes precisam passar por essa experiência nos dois últimos anos da graduação, segundo lei de 1969.
Confira a matriz curricular com as matérias do internato na Medicina FTC.
Depois de muita teoria e das práticas nas clínicas-escola, o internato é a famigerada hora do vamos ver. Enfim os acadêmicos vão exercitar em campos de prática de verdade – hospitais, unidades de saúde, postos de saúde, ambulatórios etc.
Quem estuda na Medicina FTC não vai ser pego de surpresa no internato, né? Principalmente nossos estudantes que estão acostumados com a prática desde o comecinho do curso. Então, os pacientes e seus casos reais também já não são novidades, graças às clínicas-escola. Mas, o mais bacana, realmente, é estar no mundo real da Saúde.
Na Medicina FTC – e na maioria dos cursos do Brasil – o curso dura 6 anos. Por isso, ele é dividido em ciclos: Ciclo Básico, Ciclo Clínico e Internato.
Do 9º ao 12º semestre, os estudantes são divididos em grupos para ter contato com as principais especialidades médicas no Internato.
Essas divisões são os rodízios e, na Medicina FTC, acontecem assim:
9º semestre: rodízio de Ambulatórios Básicos, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva e Saúde Mental e Psiquiatria;
10º Semestre: rodízio de Urgência e Emergência e de Cirurgia;
11º Semestre: rodízio de Ginecologia e de Obstetrícia;
12º Semestre: rodízio de Clínica Médica e de Pediatria.
Durante todo o percurso, eles serão acompanhados de perto por professores e médicos experientes – os preceptores.
Da carga horária total do curso de Medicina, pelo menos 30% devem ser direcionados ao Internato. Sim, é bem intenso. Nesse período, estudantes ficam totalmente imersos aos campos de prática e quase não vão à faculdade.
Às vezes algumas pessoas costumam confundir um pouco o Internato e a Residência. As duas atividades são similares por compartilhar teoria e prática na formação médica. Mas, enquanto o Internato acontece durante a graduação, a Residência vem depois.
Além disso, o internato traz uma visão global das especialidades. A proposta é capacitar estudante para atuar como médicos generalistas. Já na residência, o já médico, vai focar na especialidade que escolheu e se dedicar profundamente a ela.
Se você estiver procurando por Residência: temos. A Medicina FTC tem quatro programas de residência médica para você continuar aprendendo quando acabar o internato e pegar o tão sonhado canudo.
Conheça mais sobre nossas residência médicas.
A gente já usou o termo ‘campo de prática’ ao longo do texto. Por isso, você já deve ter sacado do que se trata 😉 Campos de prática são os locais onde colocamos a mão na massa, com pacientes e casos reais.
No entanto, na Medicina FTC, o Internato acontece em diversos campos para suprir todas as práticas nas mais diversas áreas. Sendo estes campos as próprias clínicas-escolas da Medicina FTC e as seguintes instituições de Saúde:
Hospitais:
Além disso, os internos ainda participam de plantões com a Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Medicina FTC conta também com um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, tendo acesso às UPAs Pirajá, Valéria, São Cristóvão, 16º Centro, Marback e Itapuã como espaços de aprendizado dos internos.